18 de maio de 2024 20:21

Cachoeiras de Lapinha da Serra: um paraíso natural perto da capital mineira

Para quem gosta de cachoeiras, Lapinha da Serra é o lugar certo. O pequeno vilarejo com menos de 500 habitantes fica a 140 quilômetros de Belo Horizonte. Todavia, sua exuberância não está somente nas águas, pois a natureza dá um show de beleza em seus picos, montanhas, grutas e sítios arqueológicos que precisam ser visitados.

Essa região rústica está situada entre a Serra do Cipó e a Serra do Espinhaço, o que tem atraído turistas para lá. O distrito não tem infraestrutura e há poucas opções de pousadas e restaurantes, mas você pode alugar casa ou acampar. Conheça um pouco mais sobre o lugar, no artigo, e faça seu roteiro.





Como chegar nas cachoeiras de Lapinha da Serra?

Independentemente da região de onde partir no Brasil de avião, você deverá descer em Belo Horizonte, no Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, ou no de Confins, Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Depois, poderá seguir de carro ou ônibus até Lapinha da Serra.

de carro: pegará a estrada MG-10 em direção à Serra do Cipó. Fique observando, que terá uma placa dizendo “Sejam bem-vindos à Serra do Cipó”. Na próxima rotatória, vire à esquerda. Você entrará na cidade Santana do Riacho. Assim, continue até encontrar uma estrada de chão. Siga até ver duas bifurcações, pegue a da direita, que dará no paraíso ecológico; de ônibus: em Belo Horizonte, há saídas diárias para Santana do Riacho. Lá, poderá pegar um táxi até o distrito.





Onde se hospedar em Lapinha da Serra?

Você pode se hospedar em áreas de camping e até em chalés luxuosos. Por isso, veja qual combina mais com seu perfil para fazer as reservas:

Camping Bromélias — espaço de acampamento com banheiro e café da manhã. Também tem a opção de contratar um guia local e um translado para orientar nos passeios;

Pousada Opicodocipo — oferece quartos separados com varanda e privacidade. Outra vantagem dela é que está a 10 minutos de caminhada de um poço natural;

Casa e Bangalô do Sóter — totalmente equipado e com piscina para seus dias de descanso;      

Casa do Teuler — tem casas e chalés luxuosos para alugar, com acomodações de até oito pessoas e piscina de borda infinita.





O que fazer em Lapinha da Serra? 

Uma coisa vamos garantir: você não ficará parado em Lapinha da Serra, pois é tanta exuberância da natureza que, se não fizer um bom roteiro, sairá de lá sem conhecer tudo. Desse modo, veja algumas sugestões de locais para apreciar, descansar a mente e se divertir.

Cachoeira do Lajeado

Muito famosa, a Cachoeira do Lajeado tem uma queda de 40 metros que percorre um paredão rochoso e deságua em um poço grande e profundo, com águas cristalinas. Ótimo lugar para mergulho e banho.

Cachoeira Paraíso

Na Cachoeira Paraíso, os visitantes podem apenas observar, porque suas águas abastecem o vilarejo e são consumidas pelos moradores. A queda e o volume de água são um espetáculo à parte, além do verde que emoldura o lugar.

Cachoeira do Bicame

Localizada na RPPN Brumas do Espinhaço e formada pelo Rio das Pedras, essa cachoeira de Lapinha da Serra recebe esse nome devido a um desvio do seu leito natural, que foi construído para explorar diamantes, no século passado. Ela tem uma queda de 30 metros e poço.

Para chegar lá, é preciso contratar um guia e estar preparado para uma caminhada de nove quilômetros. Porém, só podem entrar no ambiente 30 pessoas por dia.

Poço do Boqueirão

Muito visitado, o Poço do Boqueirão oferece mergulho e banhos refrescantes, com 20 metros de profundidade. Mesmo com suas águas escuras, é muito procurado nos dias quentes pelos banhistas.

Poço do Soberbo

É considerado o maior poço natural da Serra do Cipó, com 18 metros de profundidade e 30 metros de diâmetro, que são alimentados por um ribeirão, um rio e um córrego. Ao seu redor, há formação de escarpas rochosas, abrangendo um cânion, por onde atravessa o Rio das Pedras.

Ali, existem muitos mistérios e lendas, o que tem atraído os visitantes. Entretanto, para chegar a esse local, percorrerá uma trilha difícil, de 18 quilômetros, e é necessário ter um guia para não se perder. O esforço é grande, mas vale a pena!

Travessia Lapinha — Tabuleiro

Quem é adepto de esporte de aventura precisa conhecer a travessia com saída de Lapinha da Serra até a Cachoeira do Tabuleiro. Ela é considerada a mais alta de Minas Gerais e a 3ª maior do Brasil, com 270 metros de altura.

Se quiser participar da aventura, saiba que são três dias de viagem, percorrendo 30 a 40 quilômetros de paisagens extraordinárias que ajudam o cansaço a desaparecer.

Cachoeiras de Lapinha da Serra

Stand up paddle

Mais um esporte radical que pode ser praticado é o stand up paddle, ao percorrer os rios para descobrir lugares paradisíacos. No entanto, alugue os equipamentos corretos e tenha aulas antes de se aventurar. Se for iniciante, contrate um guia local para orientar o passeio e leve dinheiro, porque alguns trechos podem ser cobrados.

Pico da Lapinha

Com 1.493 metros de altura, terá a mais bela vista de Lapinha da Serra. Se fizer a trilha, notará que é bem demarcada, logo, não necessitará de guia. São 5 quilômetros de subida até o topo, mas há um ponto de descanso com banheiro e água. Geralmente, o percurso é realizado em cinco horas, com acesso de nível médio a difícil, porque há locais bem íngremes.

Pico do Breu

Com uma pequena diferença do Pico da Lapinha, o Pico do Breu conta com 1.687 metros de altitude, sendo o mais alto da região. Em seu topo, encontrará pinturas rupestres, esqueletos humanos e de animais, vestígios de civilização de 10 mil anos.

Sítio Arqueológico da Lapinha

Nesse Sítio Arqueológico, descobrirá pinturas rupestres de sete mil anos. Para isso, deverá percorrer trilha ou ir de barco, se a lagoa estiver cheia. Lá, verá história, paisagens e ambientes bem diferentes do que normalmente estamos acostumados.

Ao conhecer as cachoeiras de Lapinha da Serra, leve um agasalho porque o clima lá tem suas variações. Também, carregue dinheiro, porque pode ser que no momento do pagamento, ao utilizar cartão de débito ou crédito, o Wi-Fi não funcione, visto que a internet não é muito estável.

FONTE VEM VOAR VOE AZUL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade