A Reforma da Previdência de 2019 trouxe novas regras acerca da aposentadoria por idade do INSS. O descanso esperado por muitos trabalhadores após uma vida de serviços, garantido pela aposentadoria por idade, é algo que pareceu ficar cada vez mais distante com as mudanças implementadas na época. Agora, quase quatro anos depois, como fica o sonho da aposentadoria aos 55 anos?
Entenda abaixo como funcionam as novas regras de aposentadoria por idade do INSS.
A Reforma da Previdência
A Reforma ocorreu no fim de 2019, durante o Governo Bolsonaro, para alterar as leis de funcionamento da seguridade social no Brasil. Algumas mudanças foram implantadas de forma gradativa para não impactar demais o cenário dos trabalhadores brasileiros, e as medidas dividiram opiniões ao redor do país por seus lados negativo e positivo para o setor previdenciário.
Uma das mudanças mais notórias consiste na junção da aposentadoria por tempo de contribuição com aposentadoria por idade, ambos os fatores se tornando requisito para conquistar a aposentadoria do INSS. Também foram mudadas as alíquotas e os valores pagos pela aposentadoria, ambos temas amplamente debatidos na época.
Aposentadoria por idade
As novas regras do INSS estabeleceram a idade mínima de 65 para aposentadoria de homens e 62 anos para mulheres que desejam parar de trabalhar. As novas idades mínimas funcionam com a ideia da Reforma em unir contribuição com idade.
Dessa forma, homens que desejam se aposentar com idade mínima de 65 anos, deverão ter 40 anos de contribuição. Já as mulheres deverão ter 35 anos de contribuição, contando com uma idade mínima de 62 anos. Isso servirá para garantir uma aposentadoria de 100% do valor previsto para aqueles que já contribuem para o INSS.
Essas medidas foram estabelecidas como forma de transição, uma vez que estes grupos que já contribuem para o INSS há tempos, terão acesso a regras anteriores à Reforma Previdenciária.
Aposentadoria aos 55 anos
A conquista da aposentadoria aos 55 anos, porém, permanece como algo possível apenas para mulheres que apresentem 34 anos de contribuição. Isso porque, de acordo com as novas regras do INSS, que utiliza um sistema de pontuação, a idade e anos de contribuição de homens deverão somar 99 pontos, enquanto a soma das mulheres deve totalizar 89 pontos.
Com isso, uma mulher que tenha 55 anos e 34 anos de contribuição, somaria os 89 pontos necessários para alcançar a tão desejada aposentadoria remunerada.
Isso reforça a importância de contribuir para o INSS ao longo de sua vida profissional, para que os benefícios futuros possam ser maximizados.
FONTE JOÃO FINANCEIRA