27 de abril de 2024 19:16

Beneficiários do INSS podem ter o pagamento suspenso se essas coisas acontecerem

Existem algumas coisas que podem suspender o pagamento dos benefícios do INSS! Saiba quais são essas coisas!

Você sabia que existem situações que podem fazer os beneficiários do Instituo Nacional do Seguro Social (INSS) perderem seus benefícios? São várias as causas que levam a suspensões, mas a maior parte tem a ver com irregularidades.

Cada benefício possui suas determinadas especificações. Isso quer dizer que eles são destinados a grupos específicos de pessoas, que precisam cumprir certos requisitos para terem direito aos valores. Caso seja constatado que o recebimento descumpre o regulamento do auxílio, ele é suspenso.

Benefícios irregulares

São muitos os benefícios do INSS que exigem comprovações de incapacidade ou de baixa renda. No primeiro caso, exige-se a chamada perícia médica que, para alguns auxílios, deve ser feita de forma regular.

Isso se aplica, por exemplo, ao Auxílio-Doença. Este é dedicado aos contribuinte em condição temporária de incapacidade laboral. Para seguir recebê-lo, deve-se marcar e comparecer às consultas nas períodos determinados.

Em alguns casos, as irregularidades se percebem justamente quando os beneficiários fazem pedidos de revisão, acreditando que poderão ganhar mais. O que acontece é justamente o contrário quando existe algo de irregular no recebimento do benefício.

Atualização cadastral do CadÚnico

O Cadastro Único (CadÚnico) é um registro que tem a função de identificar os recebedores de benefícios sociais do Governo Federal. O programa de transferência de renda, o Bolsa Família, aliás, demanda que as famílias estejam inscritas nele.

Esse também é o caso de benefícios do INSS, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Além de estar registrado, o cidadão precisa estar ciente da necessidade de manter todos os dados cadastrais atualizados.

Atualização do CadÚnico

Antes de mais nada, para atualizar as informações que constam no CadÚnico, é só baixar o aplicativo, disponível no Google Play, para celulares Android, e na App Store para iOS. Logo depois, faça login ou crie uma conta usando seu número de CPF.

Dentro do aplicativo é possível fazer consultas e ainda emitir um comprovante de inscrição atualizada. Nesse comprovante deve constar informações como código familiar, valor da renda mensal da família e dados pessoais.

FONTE SEU CREDITO DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade