Por João Vicente
Museu Céu Aberto é um projeto cultural que tem como objetivo transformar a paisagem urbana de uma cidade em um museu de arte ao ar livre. A ideia é que muros, paredes e prédios abandonados sejam revitalizados por artistas locais ou mesmo internacionais, com obras de arte que transformem a cidade em um espaço mais bonito, criativo e diverso.
O Museu Céu Aberto pode funcionar de diversas formas e ser implementado em diferentes locais, como viadutos, muros de escolas e hospitais, praças públicas, estacionamentos, entre outros. A escolha dos artistas e das obras deve ser realizada de forma democrática e aberta à participação da comunidade local.
Além de embelezar a cidade, o Museu Céu Aberto também tem como objetivo promover a educação e a cultura, tornando acessível para toda a população o contato com obras de arte. Para isso, podem ser realizadas visitas guiadas, atividades educativas e oficinas artísticas.
O Museu Céu Aberto é uma iniciativa que une arte, cultura e cidadania em um projeto transformador, que pode contribuir para a revitalização de espaços públicos e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem na área urbana.
Praça Barão de Queluz
Praça Barão de Queluz é um dos principais pontos turísticos de Conselheiro Lafaiete, localizada no centro histórico da cidade. A praça recebeu este nome em homenagem ao Barão de Queluz, Joaquim Lourenço Baeta Neves, Tenente-Coronel da Guarda Nacional.
A Praça Barão de Queluz abriga monumentos e placas alusivas à história do povoamento, de acontecimentos históricos e pessoas ilustres com destaque para o Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira.
Conhecido no passado como Largo da Matriz, Jardim de Areia, a Praça Barão de Queluz foi palco da Batalha de Queluz vencido pelas tropas dos rebeldes liberais no movimento político e armado conhecido na histografia brasileira de “Revolução Liberal de 1842”, episódio que teve lugar nas Províncias de Minas Gerais e São Paulo.
Um dos destaques da praça é o Chafariz, construído em 1881 e o monumento dedicado ao Lafayette Rodrigues Pereira, o Conselheiro do Imperador D.Pedro II. O local foi palco da Batalha de Queluz, conflito armado entre as tropas legalistas e os revoltosos liberais, ocorrida em 26 de julho de 1842.
Museu Ceu Aberto: Praça Barão de Queluz, palco da Batalha de Queluz
Palco da Batalha de Queluz, a Praça Barão de Queluz é um espaço publico que pode abrigar o primeiro museu céu aberto do Brasil sobre o Movimento Revolucionário de 1842, episódio que ocorreu no século XIX e que abalou a Província de Minas Gerais. O projeto de transformar a praça no museu céu aberto surgiu em 2011 com o projeto cultural “Memória Viva de Queluz”- que na época comemorou os 169 anos da Batalha de Queluz com atividades culturais no evento intitulado de “1ª Mostra do Movimento Revolucionário de 1842 – Batalha de Queluz”, quando os seus organizadores apresentaram a proposta a comunidade lafaietense.
Na verdade a proposta recebeu apoio de muita gente que lida com cultura, inclusive de autoridades do judiciário estadual, do poder legislativo e executivo lafaietense. Só que até hoje a ideia não foi para frente. Falta vontade política dos gestores públicos em implementar um projeto cultural de baixo custo e de valor histórico imprescindível para a memória cultural da nossa cidade. Enfim, continuo acreditando que um dia a Praça Barão de Queluz é um dos principais pontos turísticos de Conselheiro Lafaiete, localizada no centro histórico da cidade, realmente se transforme no primeiro –“ Museu Céu Aberto do Movimento Revolucionário de 1842.”