27 de abril de 2024 11:59

Lapinha da Serra – Serra do Cipó: uma joia em Minas Gerais

Para os viajantes que buscam passar dias tranquilos em contato com uma natureza exuberante, Lapinha da Serra é o lugar perfeito! O pequeno vilarejo é uma joia escondida na entre as serras de Minas Gerais.

Eu e Gu gostamos de aproveitar as viradas de ano para explorar as belezas de MG e já estávamos namorando as lagoas, cachoeiras e o incrível paredão de pedra de Lapinha da Serra a algum tempo. Por ser um destino sossegado e no meio do mato, foi o lugar perfeito para renovar as energias perdidas em 2020, com segurança.

Sobre Lapinha da Serra

A 143 km de distância de Belo Horizonte, localizado no distrito de Santana do Riacho, na região da Serra do Cipó, Lapinha da Serra é uma joia escondida na Serra do Espinhaço.

Para chegar até o pacato vilarejo, levamos cerca de 2h30 a partir de BH, sendo que os últimos 12 km foram de estrada de terra (que estava em boas condições). Chegando lá e passeando pelas ruas de terra batida, tivemos a certeza de que escolhemos o lugar certo para nos desconectar por alguns dias!

Com pouco mais de 300 habitantes que sobrevivem da agricultura familiar e do ecoturismo, Lapinha da Serra conta com algumas regras que os visitantes devem seguir: não é permitido som alto, andar com roupas de banho pela cidade ou jogar lixo no chão.⠀

Também é importante saber:

  • Não há sinal de celular em Lapinha da Serra. Nos conectamos na internet apenas pelo wifi da pousada⠀
  • Não há postos de gasolina
  • Não há hospitais, apenas uma farmácia no vilarejo, mas sugiro que você leve os principais medicamentos que está habituado a tomar
  • Diferente do que é falado em muitos blogs, atualmente já há várias lojas e restaurantes que aceitam cartões de crédito ou transferências pix. Mas, de qualquer forma, recomendo que você leve dinheiro em espécie
  • Não é permitido fazer churrasco ou estacionar carros próximo às cachoeiras, lagos ou represas⠀
  • Só é permitido acampar em áreas reservadas para camping
  • Para fazer as trilhas, não se esqueça das roupas com proteção UV, chapéus, bonés, protetor solar e óculos escuros. Se você tiver calçados apropriados para trekking, saiba que eles também serão bem-vindos

Lapinha da Serra e o COVID-19

Visitamos Lapinha da Serra no réveillon de 2021, por isso o local estava mais cheio devido ao feriado. Mas mesmo assim nos sentimos seguros em relação ao COVID-19. Tomamos os cuidados necessários e percebemos que os estabelecimentos estavam seguindo as regras propostas.

Pousada em Lapinha da Serra

Lapinha da Serra conta com belíssimas opções de hospedagem e tivemos muita dúvida na hora de escolher. Estávamos buscando uma hospedagem com vista para o belíssimo paredão de pedra e com acesso direto a lagoa principal do vilarejo. Com isso, a Pousada Dubreu se encaixou perfeitamente com o que procurávamos!

Além de um espaço físico muito agradável e bem decorado, fomos recepcionados pelo Marcelo e pela Gláucia, donos da pousada e de uma simpatia imensa! Adorei conhecê-los, saber um pouco mais sobre sua história e receber as preciosas dicas de passeio do Marcelo, que é visivelmente apaixonado por Lapinha e conhece muito bem cada cantinho do vilarejo.

Escolhemos o bangalô 1 para passar as 3 noites por lá. A acomodação conta com cozinha completa (com todos os itens necessários para cozinhar), espaço de convivência com mesa e sofá, varandinha com rede e com uma belíssima banheira com vista para a lagoa e para o paredão. Além disso, a limpeza e o cuidado com os detalhes de decoração me chamaram bastante atenção!

O café da manhã da Pousada Dubreu é delicioso! É muito farto e conta com delícias típicas da cozinha mineira. Mas o item que mais se destacou foi o DELICIOSO pão de mandioca feito pelo Maurício (colaborador da pousada)! Só de lembrar eu fico com água na boca!

Além de relaxar na jacuzzi, de passar o tempo na rede ou na gangorra, a pousada disponibiliza caiaques e pranchas de stand up paddle para os hóspedes.

Adoramos a experiência e já queremos voltar! Recomendo que você siga a Pousada Dubreu no Instagram para não se esquecer dessa ótima opção de hospedagem em Lapinha da serra.

O que fazer em Lapinha da Serra

Lapinha da Serra esbanja belezas naturais! Há diferentes passeios que alegram tanto quem está em busca de tranquilidade ou aqueles que curtem aventura. Confira uma lista com opções do que fazer por lá:

  • Se refrescar nas cachoeiras, poços e lagoas da região
  • Fazer trilhas a pé, de bike ou a cavalo por lugares belíssimos
  • Praticar rapel na Cachoeira do Rapel
  • Subir até o pico da Lapinha ou até o Pico do Breu para ter uma vista panorâmica do vilarejo
  • Visitar sítios arqueológicos e ver pinturas rupestres
  • Andar de caiaque
  • Praticar stand up paddle
  • Se aventurar na famosa travessia Lapinha X Tabuleiro, trilha de 2 a 3 dias para conhecer a cachoeira mais alta de Minas Gerais!

Durante nossa estadia por lá, além de passear pelo vilarejo e conhecer vários cantinhos lindos de Lapinha da Serra, nós fizemos apenas um passeio mais longo para a Cachoeira do Lajeado.

Cachoeira do Lajeado

Decidimos fazer trekking até a belíssima Cachoeira do Lajeado. São 6 km de distância que podem ser percorridos a pé, a cavalo ou de caiaque (em apenas uma parte do caminho). A trilha até a cachoeira é considerada de dificuldade média, devido à distância e também ao terreno íngreme e com cascalho bem no finalzinho do caminho. Mas nada com o que se preocupar!

Levamos cerca de 2h30 na ida, percorrendo paisagens belíssimas e sentindo bastante calor devido ao sol forte que estava no dia. Por isso, chegar até o Lajeado e poder mergulhar naquela água geladíssima foi um alívio! O lugar é muito agradável e a vista do paredão de pedra de 43 metros de altura é realmente impressionante!

Depois de algumas horas desfrutando daquela paisagem, o tempo começou a fechar. Nos apressamos para voltar, mas a chuva nos pegou no caminho. Mas tudo bem, afinal, um banho de chuva pode ser renovador!

Além disso, devido à chuva eu pude ver uma imagem que me marcou profundamente e entrou para a lista das “coisas mais lindas que já vi nesse mundo“: surgiram inúmeras cachoeiras no icônico paredão de pedra de Lapinha da Serra, que estava completamente dourado ao refletir a luz do sol. Não tem foto que consiga passar toda a beleza daquilo!

Apesar da dificuldade em atravessar alguns trechos que estavam com bastante água após a chuva, faria tudo de novo! Amei essa experiência e super recomendo o passeio até a Cachoeira do Lajeado.

Cachoeira do Rapel + Poço de Pedras

A cachoeira do Rapel é um atrativo belíssimo, próximo ao centro comercial do vilarejo e de fácil acesso. Seja para se aventurar fazendo rapel ou simplesmente para se refrescar, recomendo fortemente essa cachoeira.

Do centro comercial até a portaria que dá acesso à cachoeira, é necessário percorrer 1km de distância. Chegando na portaria, você precisará realizar um cadastro e pagar R$15 por pessoa (valor de janeiro de 2022).

A partir desse ponto é necessário percorrer quase 2 km para chegar na Cachoeira do Rapel. O caminho é bem demarcado (basta seguir as estacas de madeira pintadas de azul) e com dificuldade média, devido às subidas, descidas e ao cascalho.

No caminho, você também poderá desfrutar de outra linda cachoeira, o Poço de Pedras:

Mas recomendo que não pare a caminhada por aí! Atravesse essa cachoeira e deixe o banho no Poço de Pedras no momento em que estiver voltando do Rapel.

A partir do Poço, o percurso fica um pouco mais difícil, mas vale a pena passar por isso e alcançar o belíssimo destino final.

Para essa trilha, recomendo que leve lanche, protetor solar, boné, óculos escuros, repelente e bastante água.

Onde comer

Para que a experiência em Lapinha da Serra seja completa em todos os sentidos, não deixe de experimentar as delícias que são servidas no Casulo Risoteria & Gelateria.

Tive o prazer de provar alguns pratos e gelatos do restaurante, onde o cardápio tem influência Italiana, e só tenho uma palavra para descrever o que eu sinto: SAUDADES hahaha ❤

Além de valorizar os produtores locais e se preocupar com a sustentabilidade, a vista e a vibe do lugar são ótimas! A aura leve e simpática da Marina, proprietária do Casulo, exala pelo restaurante!

FONTE PARTILHAR.COM

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade