30 de abril de 2024 13:32

Projeto “Juntos para Servir” deputado federal Padre João e deputado estadual Leleco a serviço do povo do Alto Paraopeba e Inconfidentes

O projeto “Juntos Para Servir” dos deputados Padre João e Leleco Pimentel, se consolidou nas eleições de 2022. Padre João foi reeleito no quarto mandato para Deputado Federal e Leleco Pimentel foi eleito pela primeira vez a Deputado Estadual. Em dezembro de 2022 foi realizada uma Assembleia contando com a presença de muitas lideranças regionais de todo Estado de Minas e representantes de vários Movimentos Sociais, que decidiram ao lado dos deputados eleitos, que o exercício de seus mandatos seguiria a proposta de caminharem juntos, num mesmo sentido para servir melhor.

Os dois parlamentares possuem forte atuação e presença na região do Alto Paraopeba e Inconfidentes. Padre João é natural de Urucânia. Em 1994, começou seus trabalhos em Ouro Branco, na paróquia Sagrada Família. Em 1995, foi ordenado por Dom Luciano, sendo nomeado pároco da Paróquia São José Operário de Ouro Branco, onde permaneceu como pároco até 2002.  Ali desenvolveu vários trabalhos sociais, como: implantação da horta comunitária no Bairro São Francisco, em parceria com entidades locais, atendendo dezenas de famílias carentes. O sopão também foi implantado para combater a fome e a desnutrição. Além disso, outros projetos também foram desenvolvidos, como reciclagem de lixo, projetos de habitação popular, rádio comunitária, atuação nos conselhos municipais, na pastoral da criança e do menor, na pastoral carcerária. Como resultado destes trabalhos, em 2000 foi indicado candidato a prefeito do município, não sendo eleito.

Leleco Pimentel é morador de Ouro Preto. Historiador, educador popular, cientista político e músico. Iniciou sua militância na Pastoral da Juventude e participa de diversas organizações políticas e sociais. É membro da Comissão para o Meio Ambiente da Província Eclesiástica de Mariana e do Fórum Permanente em Defesa da Bacia do Rio Doce. Compõe as coordenações da Escola de Fé e Política Dom Luciano, da União Nacional por Moradia Popular e da Rede Igrejas e Mineração. Trabalhou como Diretor de Habitação e Desenvolvimento Social na Prefeitura de Ouro Preto, atuou como conselheiro estadual de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas e, ao mesmo tempo, como conselheiro nacional da Cidades. Colaborou também na Secretaria de Patrimônio da União, atuando na identificação e destinação de terrenos para a construção de moradias em diversos municípios de Minas Gerais e na elaboração de propostas em âmbito federal que resultaram no lançamento do Programa Minha Casa, Minha Vida. Em 2014 e 2018, Leleco num processo de escolha e indicação de várias lideranças comunitárias e de movimentos sociais, concorreu a deputado estadual, ficando na suplência. Agora em 2022 saiu vitorioso e decidiu exercer seu mandato ao lado do Padre João através do Projeto Juntos para Servir.

O projeto “Juntos para Servir, tem como objetivo trabalhar em benefício do povo mineiro, atendendo de modo especial a região do Alto Paraopeba e Inconfidentes, berço político e de militância dos dois. Os eixos de atuação parlamentar são comuns e o mandato se rege pelos mesmos princípios, coletivo e participativo, envolvendo movimentos sociais e sindicais, na luta pela defesa da agricultura familiar, da produção orgânica e agroecológica, da educação do campo, da segurança alimentar e nutricional, na preservação do  patrimônio histórico material e imaterial, das minorias e dos povos tradicionais, na defesa de meio ambiente, do planeta, da mãe terra, nossa “Casa Comum,” como nos ensina o Papa Francisco.

Recursos para a Região

Só neste ano de 2023, o projeto “Juntos Para Servir”, indicou para a região do Alto Paraopeba e inconfidentes R$ 2.620.000,00 para a área da saúde e mais de meio milhão para outros investimentos, como agricultura familiar e educação. Este é nosso compromisso. Trabalhar pelo bem de nosso povo, levando mais recursos, melhorando a qualidade de vida da população e votando os projetos, tanto na Câmara dos Deputados como na Assembleia de Minas, em favor dos trabalhadores, dos servidores públicos, dos mais pobres e desamparados.  Juntos com o governo Lula, vamos fazer mais e melhor.

Municípios que compõem a Regional Alto Paraopeba e Inconfidentes do Mandato

Belo Vale, Caranaíba, Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Desterro de Entre Rios, Entre Rios de Minas, Itabirito, Itaverava, Jeceaba, Lagoa Dourada, Lamim, Mariana, Moeda, Ouro Branco, Ouro Preto, Piedade dos Gerais, Queluzito, Resende Costa, Rio Espera, Santana dos Montes, São Brás do Suaçuí e Senhora de Oliveira.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade