De Chevrolet Celta a Fiat Palio, confira nossa lista de carros verdadeiramente de entrada em tempos de Kwid e Mobi a R$ 70 mil
Amanhã (quinta-feira, dia 25) deve ser anunciado pelo Governo Federal as novas medidas em relação ao “novo carro popular” que, dentre diversas ações esperadas para aquecer a indústria nacional (que incluirá toda a cadeia industrial, não apenas a automotiva), vai reduzir o preço dos veículos de entrada.
Mas como podemos esperar, tais medidas não devem impactar tão fortemente os preços dos carros no Brasil. Atualmente, os modelos mais baratos do país são Renault Kwid e Fiat Mobi, que nas suas versões de entrada são vendidos atualmente por R$ 68.990.
Pensando nisso, elaboramos essa lista com cinco boas opções de carros populares de verdade até R$ 20 mil. Vale lembrar que este teto serve de parâmetro para nossas escolhas, podendo ser levemente acima ou um pouco abaixo disso – pois sabemos que achar veículos em bom estado com valores abaixo dos R$ 15 mil é uma tarefa cada vez mais difícil. Vamos à lista:
Para a escolha dos modelos, consideramos o preço médio estipulado pela tabela Fipe, e também veículos geralmente com motor 1.0, com carroceria hatch, bom consumo e baixo custo de manutenção.
1. Chevrolet Celta 1.0 Life 2009/2010 – Fipe R$ 18.503
Começando por ele, o Chevrolet Celta. Nesta faixa de preço de até 20 mil é possível encontrar unidades já com o facelift frontal, ou seja, com os faróis maiores e interior um pouco menos espartano. Não que a cabine seja sinônimo de bom acabamento, mas ao menos essas unidades já têm o painel de instrumentos com conta-giros.
Sabemos que o espaço interno não é das suas maiores virtudes, mas o compacto compensa isso com muita agilidade do seu motor 1.0 de até 78 cv de potência e 9,7 kgfm de torque, que faz boa parceria com um câmbio manual de cinco marchas de relações bem curtas.
2. Fiat Palio 1.0 Fire Economy 2008/2009 – Fipe R$ 19.816
Nesta lista de cinco modelos, sem dúvidas o Fiat Palio é um dos hatches populares que oferecem um dos maiores espaços na cabine – e também mais conforto. Por esse teto máximo de R$ 20 mil, você acha unidades da terceira reestilização do Palio, que foi um dos mais felizes quando falamos do visual. O tempo passou e ele envelheceu bem.
Equipado com motor 1.0 Fire flex, seu conjunto garante bom desempenho para um modelo dessa categoria, mesmo sendo combinado ao tradicional câmbio da marca com engates espaçados. O propulsor entrega até 66 cv de potência e 9,2 kgfm de torque. A robustez também é um dos seus destaques, afinal, estamos falando de um carro que evolui em relação a Fiat Uno (e que tem a mesma base).
3. Ford Ka 1.0 MPI 2010/2010 – Fipe R$ 19.567
Eis mais um hatch interessante para quem busca um carro até R$ 20 mil: o Ford Ka. Aqui consideramos o modelo de segunda geração, que ainda era fabricado com base na plataforma antiga, mas que mudou drasticamente ao abandonar as linhas totalmente redondas por outras mais cheias de vincos e retas.
Embora o espaço interno não seja referência, nesta geração o modelo ficou razoavelmente maior para acomodar quatro ocupantes com um pouco mais de conforto. Porém o que se destaca mesmo neste Ford Ka é a agilidade digna de um subcompacto, muito útil para uso urbano.
Isso acontece por causa de suas dimensões, com um comprimento de até 3,83 metros. E a peça-chave é seu motor 1.0 Zetec Rocam flex de até 72,7 cv de potência e 9,3 kgfm de torque.
4. Chevrolet Classic Spirit 2008/2008 – Fipe R$ 20.492
Também temos um sedã compacto na lista de carros populares. O famoso Chevrolet Classic é nada menos que a primeira geração do Corsa Sedan simplificada e que se tornou na época um carro de entrada da GM.
Equipado com motor 1.0 flex de até 72 cv de potência e 9 kgfm de torque (o famoso Família 1 da GM), o sedã compacto traz espaço interno razoável e oferece um porta-malas de 390 litros com bom ângulo de abertura. A robustez é mais do que comprovada, já que estamos falando de um modelo que foi utilizado por muitos anos por frotas de táxis nas cidades brasileiras e também como viatura policial.
5. VW Gol IV 1.0 MI Ecomotion 2011/2012 – fipe R$ 20.840
É claro que não podíamos esquecer dele: o Volkswagen Gol, modelo mais vendido do Brasil por 27 anos consecutivos dentre os 42 em que ele esteve presente no mercado. Escolhemos aqui a versão Ecomotion do Gol “geração IV”, que era mais uma reestilização profunda do Gol bolinha da segunda metade da década de 1990.
O modelo dessa fase era conhecido pela robustez, inclusive pelo ajuste de suspensão mais firme, que era comum nos Volkswagen daqueles anos. Essa versão Ecomotion trazia uma proposta de ser econômico, vindo equipado com motor 1.0 de até 71 cv, além de diferencial alongado e pneus de baixa resistência a rolagem. Tudo isso fazia ele ser 10% mais econômico em comparação ao Gol G4 normal, segundo a VW no lançamento.
FONTE MOBI AUTO