Duplicação BR-356: pedágio de BH a Ouro Preto e Mariana pode passar de R$ 25

Após anos de expectativa, a tão aguardada duplicação da rodovia BR-356, que liga Nova Lima a Ouro Preto e Mariana, finalmente deve se concretizar, mas o pedágio pode ser um problema. Autoridades e moradores da região foram surpreendidos com a notícia de que as tarifas propostas pelo governo para o trecho são consideravelmente altas, com o valor chegando a R$ 14,51 até Itabirito e mais de R$ 25 até a Primaz e a Cidade Patrimônio.

Coube ao presidente da Comissão de Participação Popular, deputado Marquinho Lemos (PT), mostrar os documentos elaborados pelo Executivo e dar a má notícia: ao longo dos 190,3 km serão quatro pedágios: o de Nova Lima cobrará R$ 14,51; o de Ouro Preto será de R$ 11,71; de Acaiaca custará R$ 11,24; e o de Ponte Nova cobrará R$ 6,58. Para ir de Belo Horizonte a Rio Casca, um custo total de R$ 44,04.

Ou seja, o valor total até as duas cidades históricas pode ser de R$ 26,22.

No entanto, a polêmica em torno dos valores do pedágio ganhou mais um capítulo. O deputado estadual Thiago Cota(PDT) solicitou ao Governo de Minas empenho para que a duplicação da BR-356, que liga a Região dos Inconfidentes a Belo Horizonte, seja incluída e custeada no acordo de repactuação entre os órgãos públicos e as mineradoras Samarco, Vale e BHP Billiton pelos danos causados com o rompimento da barragem em Mariana.

Local aproximado do pedágio em Nova Lima (BR-356 km 32)

Segundo o deputado Cota, o rompimento da barragem em Mariana resultou na perda de 19 vidas e deixou centenas de pessoas desabrigadas. Ele argumenta que o novo acordo de repartição de responsabilidades deve trazer benefícios reais para a população afetada e que não se pode aceitar que a região seja prejudicada novamente. Por isso ele cobra o pedágio cobrado após a duplicação da BR-356 seja menos agressiva para os moradores de Ouro Preto e Mariana.

Durante uma reunião em Belo Horizonte, o deputado apresentou a demanda ao secretário de Governo, Igor Eto, por meio de um ofício. Igor Eto assegurou que o assunto será tratado como prioridade pela administração estadual. A discussão sobre um novo acordo de reparação pela tragédia de 2015 teve início no ano passado e, segundo o Ministério Público, deve ser concluída este mês.

Além dessa questão, outro aspecto que gera controvérsia é a privatização do trecho entre Mariana e Nova Lima. O Governo de Minas lançou o Programa de Concessões Rodoviárias em 2021, prevendo a administração por concessionárias de aproximadamente 83 quilômetros desse trecho. Estima-se que duas praças de pedágio sejam instaladas ao longo do percurso, com tarifas estimadas de R$ 14,50 e R$ 11,01.

Quem também apresentou insatisfação pública com o valor do pedágio foi Alencar da Silveira(PDT), parlamentar com muitos votos em Itabirito. Ele fez críticas ferrenhas ao valor de R$ 14,51 que será cobrado por um percurso de 41 km

” Nós temos muitas pessoas que moram em Itabirito e trabalham em Belo Horizonte. Nós estamos falando de 10 a 15 mil carros por dia que saem de BH para Itabirito. O governo está querendo cobrar nada mais nada menos que R$ 14,51 de Itabirito a BH. A pessoa vai ter que pagar quase R$ 30,00 ida e volta (…) O Brasil é o único que aqui eles entregam a rodovia sem contrapartidas de melhoria”, disse Alencar em plenário.

FONTE JORNAL GALILÉ

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