27 de abril de 2024 15:19

Qual a cidade mais velha do Brasil? Descubra 5 delas agora mesmo

Quando a pergunta é “qual a cidade mais velha do Brasil?”, o município de São Vicente, no litoral paulista, é o primeiro da lista. Conheça outras localizadas País afora

Quando a pergunta “qual é a cidade mais antiga do Brasil?” vem à tona, a primeira resposta é o município de São Vicente, no litoral de São Paulo, com 491 anos. Saiba a seguir quais são as cinco cidades mais antigas do País.

Antes de conhecê-las, é importante saber que todas elas estão situadas no litoral brasileiro. Isso porque a região litorânea foi mais facilmente ocupada e colonizada pelos portugueses, quando vieram para cá há mais de 500 anos.

A presença lusitana na parte litorânea era proposital, uma vez que facilitava o recebimento de mercadorias, entre outros produtos. Além disso, era onde se dava a chegada de pessoas que vinham do além-mar para o Brasil.

São Vicente, em São Paulo

Fundada em 1531, a cidade de São Vicente, vizinha a Santos, é considerada a primeira de todas e, portanto, responde à pergunta de qual é a cidade mais antiga do Brasil. 

O município paulistano completou 491 anos em 22 de janeiro de 2023 e foi descoberto durante as navegações lideradas pelo português Martim Afonso de Sousa, a pedido da Coroa Portuguesa. 

Sousa chegou a fixar residência por lá. Parte das ruínas da construção, considerada o marco zero do Brasil e a primeira casa de alvenaria construída em solo brasileiro, permanece lá até hoje.

Registros históricos, porém, dão conta de que a terra em questão foi inicialmente descoberta pelo também navegador português Gaspar Lemos. Ele teria passado por lá em 1502, batizando a cidade com o nome do santo.

Cananéia, em São Paulo

Entretanto, há controvérsias quando se questiona sobre qual é a cidade mais antiga do Brasil. Isso porque Cananéia, também no litoral paulista, teria sido fundada em 12 de agosto de 1531, um ano antes de São Vicente

Todavia, o município somente alcançou status de vila em 1601, o que coloca em xeque seu posto de cidade mais antiga. Além disso, faltam registros históricos que comprovem a data de criação da cidade. Cananéia está localizada a cerca de 260 km da capital São Paulo.

Quando o assunto é qual a cidade mais antiga do Brasil, a capixaba Vila Velha aparece entre as primeiras da lista. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Olinda, em Pernambuco

O fidalgo português Duarte Coelho desembarcou em Olinda em 9 de março de 1535, e o município ganhou o status de vila dois anos depois. O aniversário oficial da cidade, porém, é 12 de março. 

Dizem que o nome teria sido dado por Coelho tamanha a formosura do lugar recém-descoberto. Na época, a cidade foi um dos mais importantes centros comerciais do Brasil, principalmente em razão da extração do pau-brasil e também da cultura da cana-de-açúcar.

A cidade foi declarada em 1982 Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco.

Vila Velha, no Espírito Santo

A cidade foi fundada em 23 de maio de 1535 pelo então donatário português Vasco Fernandes Coutinho. Antes, porém, o local era povoado por indígenas das tribos goitacás e tupiniquins.

Entre os atrativos do local estão mais de 30 km de praias. A cidade fica a 3 km da capital capixaba, Vitória.

Igarassu, em Pernambuco

Outro local que está na lista e que responde a pergunta sobre qual é a cidade mais antiga do Brasil é Igarassu. Fundada em 1535, o município completa 488 anos em 2023, em 27 de setembro.

Seu nome vem do tupi e significa “Canoa Grande” (igara significa canoa, enquanto assu, grande). Porém, também há historiadores que acreditam em um outro significado para o nome, que seria Rio dos Grandes Pássaros.

A cidade era antes povoada pelos indígenas caetés, que foram derrotados pelos portugueses liderados pelo Capitão Afonso Gonçalves. Um dos atrativos de Igarassu é o templo católico dedicado aos santos Cosme e Damião, considerado um dos mais antigos do Brasil.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Vicente, IBGE, Prefeitura Municipal de Olinda, Iphan, Prefeitura Municipal de Vila Velha, Prefeitura Municipal de Igarassu

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade