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De farmacêutico a dono após 1.900 quilômetros

Foram dois anos trabalhando dia e noite, de domingo a domingo, na Drogaria Catarinense e na Drogaria São Lucas. Foi então que, em 2007, aos 27 anos, Ortiz juntou suas economias e comprou a Drogaria São João, o pontapé inicial da sua carreira de empresário.

Ultra Popular ganhou vida a partir de 2014
Ultra Popular ganhou vida a partir de 2014

Mas foi em maio de 2014 que ocorreu a virada de chave. “Já era proprietário de três lojas quando transformei a minha primeira farmácia em Ultra Popular. Por questões estratégicas relacionadas à concorrência, acabei fechando uma loja e meses depois converti a bandeira da terceira unidade”, comenta.

Deste então o crescimento orgânico passou a ser companhia inseparável do empresário, abrangendo as duas bandeiras. Ele fincou unidades em vários municípios mato-grossenses até chegar em Santarém, no Pará, onde atualmente fica o centro de distribuição e a sede da empresa. Foi a primeira Maxi Popular aberta no município, distante 1.233 quilômetros de Belém.

Maxi Popular tornou-se modelo de megaloja com mais amplitude e mix diversificado
Maxi Popular tornou-se modelo de megaloja com mais amplitude e mix diversificado

A expansão estendeu-se para Parintins, no Amazonas, a partir da abertura da primeira megaloja da Ultra Popular. Seguindo a cartilha do mercado, Ortiz concebeu a ideia de um PDV com mais vagas de estacionamento e um sortimento ampliado, pautado pela maior oferta de dermocosméticos, artigos de higiene pessoal e perfumaria.

O engajamento com a comunidade também é uma marca registrada, tanto que essa unidade-modelo conta com comunicação de fachada inspirada nas tradições do boi-bumbá – harmonizando as cores vermelha, do Boi Garantido, e azul, do Caprichoso

A alavanca do associativismo

Olhando para trás, Ortiz relembra da época em que o faturamento das suas três farmácias girava em torno de R$ 70 mil mensais. Hoje, cada unidade comercializa cerca de R$ 20 mil por dia, um faturamento mensal que deve fechar em R$ 8,5 milhões. “Ainda temos previsão de chegar a 20 lojas em Santarém, entre bandeiras Ultra e Maxi. Meu propósito é dobrar o número de lojas”, ressalta.

O resultado excepcional também conta com o apoio que o associativismo proporciona às redes. “A Farmarcas nos disponibilizou um acervo de ferramentas preciosas para permitir que tenhamos um olhar sistêmico sobre o negócio. Com a Bússola, por exemplo, temos uma visão aprofundada dos produtos mais comercializados em cada cidade, o que contribui para criar estratégias de preços assertiva e uma gestão de estoque mais eficiente”, finaliza o empresário, que parece desconhecer qualquer distância rumo ao sucesso.

FONTE PANORAMA FARMACEUTICO

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