25 de julho de 2024 07:39

Dona do Facebook quer lançar um novo “Twiter”

Trata-se da Meta Platforms, empresa de Mark Zuckerberg.

Dona do Facebook, a Meta Platforms pretende aproveitar os problemas apresentados pelo Twitter, rede social adquirida pelo megaempresário Elon Musk, e lançar seu próprio “Twitter”.

Isso porque desde que Musk assumiu, demitiu um volume de pessoas que, na prática, colocou a operação da plataforma em risco.

Depois disto, uma dezena de profissionais se demitiram, por conta da pressão que Musk colocou sobre os funcionários. Isso gerou, ainda, uma insatisfação generalizada por parte dos usuários.

À Reuters, a Meta conformou a intenção, e disse que acredita que há uma oportunidade para um espaço separado onde criadores e figuras públicas podem compartilhar atualizações oportunas sobre seus interesses.

Também disse que a nova concorrente do Twitter será uma “rede social autônoma e descentralizada para compartilhar atualizações de texto”. Ou seja, a estrutura do futuro serviço é a mesma utilizada pelo Mastodon, lançado em 2016 e que viu seu número de usuários ativos crescer desde a compra do microblog por Musk, em outubro passado.

Facebokk e Twitter

A agência elencou que o protocolo que deve alimentar a nova rede social da Meta é o ActivityPub, também utilizado por diversos outros serviços descentralizados. Neste modelo, as plataformas são instaladas em milhares de servidores, gerenciados por voluntários que formam uma federação ao unirem seus sistemas, ao contrário do Twitter e do Facebook, cujo controle é de uma única empresa.

Também disse que primeiro site a informar sobre a rede social rival do Twitter que está sendo desenvolvida pela Meta, o Moneycontrol disse que o novo app terá a marca do Instagram, também pertencente ao conglomerado. Com isso, os usuários poderão aproveitar as mesmas credenciais de acesso para se cadastrarem nela.

Além disso, a plataforma é conhecida internamente pelo codinome “P92”. Outro detalhe revelado por elas é em relação ao estágio de desenvolvimento do produto, que aparentemente ainda está no início, não havendo prazo para o seu lançamento.

FONTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade