17 de maio de 2024 20:00

Polêmica: educador pode perder nome de praça para religioso; história liga duas figuras históricas de Lafaiete

Segundo informações de familiares, foi Monsenhor Ermegídio que solicitou que Praça levasse nome de Astor Viana

A Câmara de Lafaiete (MG) analisa um projeto polêmico. Isso porque está em análise e tramitação uma iniciativa do Vereador Pedro Américo (PT) que, caso aprovado, vai alterar o nome da Praça que leva o nome de Astor Viana em Conselheiro Lafaiete, onde está localizada a Basílica Sagrado Coração de Jesus, para Praça Monsenhor Hermenegildo Adami de Carvalho.

A iniciativa pretende homenagear o religiso, o primeiro pároco do Santuário, atual Basílica, falecido em 1994, cujos restos mortais se encontram sepultados dentro da igreja. Na praça já existe, inclusive, um busto de monsenhor Hermenegildo. Segundo o pároco padre Euder Daniane Canuto Monteiro, a iniciativa se deu por motivação dos próprios fiéis e da própria comunidade. “A proposta conta com a adesão de moradores do bairro Sagrado Coração de Jesus e de paroquianos”, afirmou.

Apesar da boa intenção, a mudança mexe na história, na memória e no sentimentos de diversas famílias que construíram o desenvolvimento econômico, social cultura da cidade. Astor Viana faleceu em meados da década de 70. Dedicou sua vida a política, quando foi vereador e seque a função era renumerada. Ele foi professor, inclusive da EPACAR, e educador por mais de 50 anos. Segundo apurou nossa reportagem quis o destino que um elo histórico une as duas figuras. Amigos, foi o Monsenhor Hermenegildo que solicitou que atual prça levasse o nome de Astor Viana.

O padre Euder destaca que a mudança do nome para praça Monsenhor Hermenegildo Adami de Carvalho se justifica tendo em vista que o primeiro pároco foi o grande benfeitor do Santuário Arquidiocesano do Sagrado Coração de Jesus. “Monsenhor Hermenegildo é responsável por tornar o Santuário uma referência para a propagação da devoção ao Sagrado Coração de Jesus não só em nossa Arquidiocese de Mariana, mas também no estado de Minas Gerais. Além disso, contribui para cidade do ponto de vista do turismo religioso uma vez que recebemos constantemente romarias e grupos diversos durante todo o ano para em suas peregrinações rezarem ao Coração de Jesus além evidentemente de todo o impacto que provoca em toda a cidade de Conselheiro Lafaiete e região a novena e festa em honra ao Sagrado Coração de Jesus.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade