28 de abril de 2024 13:58

Onças-pardas invadem sítio e matam 73 galinhas e 16 coelhos gigantes

Sou Notícia recebeu com exclusividade a informação de que duas onças-pardas invadiram um sítio na comunidade do Bota, em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, entre a noite desse domingo (11) e a manhã desta segunda-feira (12).

A invasão das duas onças-pardas ao sítio causou a morte de 73 galinhas e 16 coelhos gigantes. A situação ocorreu entre a noite de domingo (11) e a manhã de segunda-feira (12). O local tinha um total de 150 galinhas, e muitas delas foram devoradas pelas onças.

Penas das galinhas e pelos de coelhos foram encontrados próximo ao córrego que passa debaixo do sítio. A propriedade ficou repleta de galinhas mortas espalhadas no chão após o ataque, assim como cabeças de coelhos ensanguentadas.

Uma equipe da Polícia Militar de Meio Ambiente e biólogos foram enviados ao local para lidar com a situação. Há informações de que os felinos ainda possam estar na região, em uma mata próxima. As onças-pardas têm a capacidade de percorrer cerca de 20 quilômetros por dia.

O ataque das onças-pardas gerou apreensão na população, que teme por possíveis consequências mais graves. Felizmente, não houve feridos humanos durante o incidente. Vale ressaltar que, na semana anterior, uma onça-parda já havia sido avistada na comunidade do Saboeiro, zona rural de Itabirito.

As onças-pardas mataram quase 90 animais que estavam no sítio. Fotos enviadas ao Sou Notícia.

Ao avistar uma onça-parda, é importante tomar algumas medidas para garantir a segurança tanto da pessoa quanto do animal. Aqui estão algumas orientações sobre o que fazer nessa situação:

Animais mortos foram colocados em um carrinho de mão. Foto enviada ao Sou Notícia.
  • Mantenha a distância: Não se aproxime do animal. Lembre-se de que ele é um predador selvagem e precisa de espaço para se movimentar livremente.
  • Evite confrontos: Nunca tente intimidar, acuar ou atacar a Onça-parda. Essa espécie é protegida por lei e é fundamental respeitar sua integridade e segurança.
  • Aja calmamente: Mantenha-se tranquilo e faça movimentos lentos e suaves. Evite fazer barulhos altos, gestos bruscos ou correr, pois isso pode desencadear um comportamento de defesa por parte do animal.
  • Notifique as autoridades: Informe imediatamente os órgãos competentes, como a Polícia Ambiental ou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Eles possuem a expertise necessária para lidar com esse tipo de situação de forma adequada e segura. Telefones: Corpo de Bombeiros (193); Defesa Civil (199); Ibama (3555-6102); Polícia Ambiental ( 155 – opção 7).
  • Documente o avistamento: Se possível, tire fotos ou faça vídeos do animal à distância, respeitando sua privacidade e sem se expor a riscos. Essas informações podem ser úteis para pesquisadores e especialistas em conservação.

Lembrando que essas orientações são gerais e podem variar dependendo da situação específica. É sempre importante seguir as instruções das autoridades locais e especialistas em vida selvagem para garantir a segurança de todos os envolvidos.

FONTE SOU NOTICIAS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade