27 de abril de 2024 21:40

Qual é a cidade mais antiga do mundo ainda existente?

O mundo já viu o surgimento de diversas civilizações e cidades, mas infelizmente muitas delas se perderam ao longo do tempo. Entretanto, alguns locais ainda permanecem firmes e fortes atualmente, o que nos leva a uma pergunta: qual é a localidade mais antiga do mundo e que ainda existe?

Antes de entregar a resposta e caso queira mentalizar algum palpite, ela é citada na Bíblia tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento, e sobrevive há mais de 11 mil anos desde a sua fundação.

Título de cidade mais antiga

Quando olhamos para as cidades mais antigas do mundo, observamos que muitas localidades do Oriente Médio poderiam facilmente ocupar esse posto, mas uma se destaca com uma larga vantagem sobre a segunda colocada: a cidade de Jericó.

Pesquisas feitas por arqueólogos indicam que Jericó pode receber esse título pelo fato de ainda preservar algumas partes e até mesmo paredes que foram aparentemente construídas perto de sua fundação, que aconteceu por volta do ano 9000 a.C.

Jericó ainda guarda muitas construções e estruturas que ajudam a contar muito de sua história desde a fundação. (Fonte: Terra Santa Viagens/Reprodução)
Jericó ainda guarda muitas construções e estruturas que ajudam a contar muito de sua história desde a fundação. (Fonte: Terra Santa Viagens/Reprodução)

Entretanto, há um detalhe que precisa ser ressaltado aqui: a Jericó a qual nos referimos é a parte que ficou atualmente conhecida como Tell es-Suitan, que está localizada cerca de dois quilômetros ao norte do centro da atual Jericó.

Atualmente, estima-se que a cidade tenha algo em torno de 20 mil habitantes, e algumas escavações indicam que já existia ocupação na cidade desde 9600 a.C. — há até registros de algumas escavações relacionando um total de 70 casas construídas e aproximadamente mil habitantes na região por volta do ano 9400 a.C.

Com tantos anos de história, também era possível esperar que seu controle tenha passado pelo domínio de várias civilizações, como persas, helenos e romanos. Após ficar sob o controle do Império Turco-Otomano de 1517 a 1918, ela passou a pertencer à Palestina.

Por fim, outro ponto de curiosidade referente à cidade é que ela é citada 70 vezes na Bíblia, sendo que a passagem mais importante está escrita no Novo Testamento: o momento em que Jesus cura um cego que estava nos arredores da cidade, fato acontecido pouco antes de sua Paixão.

Quais são as cinco cidades mais antigas do mundo?

Agora que você já sabe qual é a cidade mais longeva, confira a seguir a relação com as cinco localidades mais antigas de que se tem notícia e desde quando essas áreas existem, de acordo com vários estudos:

  • Jericó (na Palestina) – desde 9000 a.C.
  • Damasco (na Síria) – desde 6300 a.C.
  • Biblos (no Líbano) – desde 5000 a.C.
  • Alepo (na Síria) – desde 5000 a.C.
  • Atenas (na Grécia) – desde 5000 a.C.

FONTE MEGA CURIOSO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade