30 de abril de 2024 09:45

20 pessoas são presas por extração ilegal de minério de ferro

Segundo os militares, o grupo atuava em local de difícil acesso, com funções muito bem divididas.

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente (BPMAMB), prendeu, nessa quarta-feira, 21.06, 20 pessoas por extração ilegal de minério de ferro, na Serra da Piedade, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Denominada Operação Piedade, a ação, elaborada a partir do monitoramento do serviço de inteligência da unidade, teve como objetivo combater a atividade ilegal na região.

De posse das informações, militares do 6º pelotão do Grupo Especial de Policiamento Ambiental (GEPAM) deslocaram-se até o ponto de extração, onde realizaram a abordagem e prisão dos suspeitos, além da apreensão de 15 caminhões, uma retroescavadeira, dois veículos de passeio, vários celulares, materiais de registro e controle de carga e uma máscara.

Segundo os militares, o grupo atuava em local de difícil acesso, com funções muito bem divididas entre motoristas, controladores de tráfego, carregadores e olheiros. Eles confirmaram aos policiais militares que não possuíam autorização para a extração do mineral e que foram contratados para realizarem o transporte do material. “É uma organização criminosa. Um grupo extremamente organizado. As pessoas tinham funções pré-definidas. Alguns eram responsáveis pela carga do caminhão, outros pela extração por meio da pá carregadeira e outros por olhar a movimentação. Esses olheiros estavam distantes do local, aproximadamente 6km de onde ocorria a extração”, afirmou o tenente Joiner Dornelas.

Os autores foram encaminhados à sede do BPMAMB para providências iniciais e, posteriormente, à Polícia Federal para os procedimentos cabíveis.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade