Com 833 habitantes, Serra da Saudade, em Minas Gerais, é a cidade com o menor número de moradores do país, conforme o Censo 2022, divulgado nesta quarta-feira (28) pelo IBGE.
Serra da Saudade, no Centro-Oeste de Minas é a cidade menos populosa do Brasil, conforme o Censo 2022 divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município tem 833 moradores.
Há 10 anos, a cidade mineira tomou o posto de menor município, que era de Borá, no interior de São Paulo.
O município com o menor número de habitantes do país tem histórias curiosas: uma única família corresponde a 5% do total de moradores, moradores sem vizinhos, e a festa de aniversário da cidade tem pedaço de bolo para todos os habitantes.
Nesta reportagem, o g1 mostra como é viver na “Serra”, como é carinhosamente chamada pelos moradores.
Uma só família é 5% dos habitantes da cidade
A foto acima mostra uma reunião de 30 pessoas da família Araújo, mas, ao todo, são 42 integrantes dela que moram em Serra da Saudade. O número corresponde a 5% dos habitantes contabilizados pelo Censo 2022.
A professora Ediléia Araújo, 52 anos, contou que o número de familiares poderia ser ainda maior: 77. No entanto, muita gente se mudou, nunca morou na cidade e outros já faleceram.
Desde que nasceu, na antiga fazenda Baixada Funda, Ediléia mora em Serra da Saudade. Um orgulho para ela e os familiares, que descrevem a localidade como um pedaço do paraíso.
“Sem dúvidas, é um orgulho muito grande, não só pra mim, mas para os meus irmãos. Éramos 10, mas um faleceu e outro se mudou para os Estados Unidos. Hoje somos 8 irmãos que amam a vida em Serra. No total, entre primos, tios, sobrinhos são mais de 40 pessoas”, destacou.
Moradores sem vizinhos
Na menor cidade do país, tem morador que não tem vizinho. Na Rua Rio de Janeiro, no Bairro São Geraldo, só tem uma casa: a do representante comercial Luiz Alberto de Jesus Cecílio, que mora com a esposa, filha e a sogra. No entanto, a situação deve mudar em breve.
“Sou nascido e criado na Serra, mas agora consegui construir e tá indo devagar. Tem quase um ano que moramos nessa rua, sem nenhum vizinho. Eu particularmente amo que a minha família seja a única da rua, mas já tem gente construindo e, em breve, essa “mordomia” vai acabar. Se a gente precisar daquele socorro com um copo de açúcar ou café, temos que andar uns 100 metros até a rua onde tem morador”, contou.
Aniversário da cidade tem bolo para todo mundo
Quando a cidade faz aniversário, a festa é grande e o bolo também. O “bolão” é suficiente para todos os convidados. Só não come quem não quer, como garantiu a diretora de Cultura, Educação, Lazer e Turismo, Gislaine Gonçalves.
“É um bolo enorme que chega em uma van no dia da festa, comemorada no dia 1º de março. Somos unidos como uma família e, por isso, todos são convidados. Só não come um pedação de bolo quem não quer, de fato”, destacou.
A representante comercial Cristiana Caetano Costa sempre participa da festa e contou que é um evento comemorativo e turístico.
“Muita gente vem de longe. O aniversário, assim como outras festas, é uma oportunidade para as pessoas conhecerem a menor cidade do país e a gente tem muito orgulho de receber todo mundo”, disse.
Baixa criminalidade
Os poucos habitantes na cidade garantem maior controle da Polícia Militar (PM), que tem um destacamento na cidade, onde atua diariamente dois policiais. Qualquer pessoa que chega na cidade em um veículo diferente passa por uma abordagem rotineira.
“A medida é mesmo para garantir que a cidade siga tranquila como sempre foi. Qualquer pessoa diferente que chega, abordamos gentilmente para saber o motivo da visita”, disse o tenente Fabricio Silva.
E é justamente por esse rigor todo que a cidade está há vários anos sem nenhum registro de homicídio.
“Não podemos dizer que a criminalidade é zero, mas os índices são realmente muito baixos. Comenta-se que o último homicídio ocorreu há 56 anos. No ano passado, foram dois furtos registrados, enquanto este ano tivemos um furto de celular em uma festa, mas recuperamos o aparelho. Não há registro de roubos há anos também”, completou o tenente da PM.
Outras curiosidades
- Embora seja o município do país com menor número de habitantes, o território de Serra da Saudade é semelhante ao da capital mineira Belo Horizonte, com 335 km quadrados de extensão;
- A cidade tem dois bairros: Centro e o São Geraldo;
- Tem um posto de saúde, mas não dispõe de hospital e, por isso, para atendimentos especializados, os moradores recorrem a Dores do Indaiá, distante cerca de 40 quilômetros de Serra da Saudade, e outras cidades da região;
- Há dois supermercados na cidade, uma loja de roupas, uma padaria, uma casa lotérica e sete bares;
- Não existe posto de combustíveis em Serra da Saudade. Os moradores aproveitam as idas até as cidades vizinhas e abastecem o que é possível para passar os dias;
- Na ceia de Natal, os moradores são servidos por garçons com um farto banquete, que inclui peru, frios, frutas e etc;
- Secretários de algumas pastas, como a de Educação, Cultura e Saúde estão há quase 20 anos nos cargos;
- O atual prefeito da cidade é Alaor Machado, que está no 5º mandato.
Censo 2022
O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE para fazer uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira. Ela permite traçar um perfil socioeconômico do país, já que conta os habitantes do território nacional, identifica as características e revela como vivem os brasileiros.
Todos os 5.568 municípios brasileiros, mais dois distritos (Fernando de Noronha e Distrito Federal), num total de 5.570 localidades, receberam visita de recenseadores. Segundo o IBGE, foram visitados 106,8 milhões de endereços em 8,5 milhões de quilômetros quadrados.
Foram respondidos 79.160.207 questionários, dos quais 88,9% com 26 quesitos e 11,1% com 77 quesitos. No total, 98,88% das entrevistas foram presenciais; o restante foi pela internet ou telefone.
FONTE G1