28 de abril de 2024 09:42

Obras da 1ª fase do trem turístico Rio-Minas são finalizadas

Trajeto terá 168 quilômetros e vai ligar oito cidades nos dois estados

A primeira etapa das obras de implementação do trem turístico Rio-Minas entrou na fase final de conclusão. A rota vai ligar as cidades de Três Rios, no sul fluminense, a Cataguases, na Zona da Mata mineira, num trajeto total de 168 quilômetros.

Nesta primeira fase foram recuperados 37 quilômetros de linha férrea, entre as cidades  Três Rios e Sapucaia, no lado fluminense, e o munícipio de Chiador (MG). A iniciativa é da ONG Amigos do Trem.

Créditos: Divulgação/Amigos do Trem

O trem turístico Rio-Minas vai percorrer 8 cidades dos dois estados

O trecho recuperado está passando por vistoria. Após finalizada esta etapa, a via passará por testes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A expectativa é de que o primeiro trecho do trem turístico Rio-Minas seja inaugurado até dezembro.

Trem turístico Rio-Minas

O projeto para implantação do trem turístico que vai ligar os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais foi iniciado em 2016 e  idealizado por Paulo Henrique do Nascimento, que morreu aos 45 anos em 2018 por causa de um câncer.

Obras do trem turístico Rio-Minas  na cidade de Três Rio (RJ)

A linha irá operar com 15 carros de passageiros com a capacidade de transportar até 837 passageiros por viagem, em ambos os sentidos simultaneamente, quando estiver em funcionamento total.

Segundo a ONG Amigos do Trem, todos os carros serão equipados com ar condicionado, o que proporcionará ainda mais conforto aos passageiros.

O trem Rio-Minas vai passar por oito cidades: Três Rios e Sapucaia, no Rio de Janeiro, e  Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador e Cataguases, em Minas Gerais.

Maior projeto ferroviário do Rio

O projeto é atualmente o maior do setor ferroviário do estado do Rio de Janeiro.

Trem turístico Rio-Minas terá capacidade de transportar até 837 passageiros por viagem

“O Trem Rio-Minas representa uma oportunidade única de impulsionar o turismo, fomentar a economia local e regional, gerar empregos e promover o desenvolvimento sustentável das comunidades envolvidas”, diz Cyntia do Nascimento, presidente da Amigos do Trem.

A reforma dos 37 quilômetros iniciais exigiu um investimento significativo, aproximadamente R$ 45 milhões, sendo parte proveniente da ONG e parte proveniente das prefeituras envolvidas.

Porém, Cyntia revela que grande demanda que o projeto enfrenta atualmente é a falta de apoio financeiro. “Como um projeto de grande porte e impacto social, acreditamos que ele deveria receber uma atenção especial e um suporte mais significativo em termos de recursos financeiros”.

FONTE CATRACA LIVRE

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade