28 de abril de 2024 03:08

Gonçalves mescla clima de montanha com a tradicional hospitalidade mineira

Pequeno município encravado na Serra da Mantiqueira reserva trilhas, cachoeiras, história e boa culinária, a 240 km de São Paulo

Misture o clima e a paisagem da Serra da Mantiqueira com a tradicional hospitalidade e a culinária mineira e o resultado é o município de Gonçalves. Localizado no sul de Minas Gerais, o pacato município de pouco mais de 4 mil habitantes a 1.250 metros de altitude é um destino imperdível para quem busca tranquilidade em um ambiente serrano, com atividades ao ar livre e boa comida. E tudo isso a uma distância relativamente curta de São Paulo.

A paisagem rural, formada por florestas de araucária e cachoeiras, começou a atrair turistas a partir dos anos 2000, em busca de acolhimento e tranquilidade. Ou seja, com a chegada dos visitantes, o lugarejo, que vivia basicamente da agricultura familiar, passou a se dedicar ao turismo.

A região bucólica agrada tanto a quem gosta de caminhadas e de pedalar como a quem procura se hospedar em um local aconchegante, com lareira e vista para as montanhas.

Aventura em Gonçalves

Para explorar Gonçalves, há diversas opções de trilha, que levam a picos com mais de 2 mil metros de altitude e a várias cachoeiras. Há passeios de nível considerado fácil/médio, como o que leva à Pedra do Cruzeiro, até os mais difíceis, indicados a quem procura mais desafios. É o caso da trilha da Pedra Bonita, o ponto mais alto da região (2.120 metros), acessada por um caminho íngreme.

Outras opções são a Pedra do Barnabé (três horas de caminhada entre ida e volta, num percurso considerado médio/difícil) e a Pedra Chanfrada, a 1.770 metros, numa caminhada considerada de nível médio, também com duração de três horas entre ida e volta.

Ou seja, a região tem ainda diversas cachoeiras, entre as quais a de Sete Quedas, a do Retiro e a do Simão.

A cidade tem guias especializados para acompanhar as caminhadas, e também é possível contratar passeios em veículos 4×4 para chegar com segurança a locais de difícil acesso. As agências da região oferecem passeios noturnos (indicados especialmente para noites de céu limpo), roteiros para apreciar o pôr do sol nos lugares mais privilegiados, a 2.000 metros de altitude, passeio pelo circuito histórico da região etc. Há, ainda, cavalgada, para percorrer, sem pressa, os arredores.

Cheia de tradições, Gonçalves preserva os históricos carros de bois, que, em épocas festivas, fazem um desfile pelas ruas da cidade. Aos sábados, há uma feira de artesanato local, denominada MantiQueirArte, na qual artesãos expõem diversos produtos, incluindo tapetes, brinquedos e lembranças da cidade. A cidade conta também com uma feira de orgânicos, na qual pequenos produtores locais oferecem queijos de búfala e de cabra, geleias, pães caseiros etc.

Durante o inverno, várias pousadas e restaurantes da região participam do Inverno Orgânico. Além de pratos baseados em ingredientes orgânicos, o evento inclui atrações musicais e visitas guiadas por propriedades de agricultores.

De hóspede a dono de pousada em Gonçalves

Segundo a Prefeitura de Gonçalves, as pousadas dali oferecem 1.200 leitos, em vários estabelecimentos que possuem chalés com vista para as montanhas. O assessor de imprensa Koichiro Matsuo conheceu a região em 2016, a convite de um amigo. No ano seguinte, alugou um chalé por 15 dias e – mesmo tendo casa na agitada Campos do Jordão – decidiu comprar um terreno e construiu uma residência na cidade.

Na sequência, uma de suas filhas também ergueu um chalé na propriedade. De acordo com Matsuo, como algumas amigas da filha começaram a pedir para alugar, o lazer acabou se transformando em negócio.

Com a pandemia e a necessidade de isolamento, ele conta que a demanda “estourou”. Hoje, a propriedade tem cinco chalés, com locação administrada pelos filhos. “Ali é outro tipo de turismo. Não tem agitação, e as ruas são de terra”, compara, em relação a Campos do Jordão. Desde então, é lá que ele passa os fins de semana quando não tem compromissos em São Paulo.

Como chegar a Gonçalves

Partindo de São Paulo, a melhor rota é pelas rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto e Floriano Pinheiro, no sentido Campos do Jordão. Antes de chegar a Campos, pegue as indicações para o sul de Minas. Depois, basta seguir as placas. São 240 km.

Há uma opção mais curta (180 km), pela Rodovia Fernão Dias. Mas, a partir de Cambuí, já em Minas, há um trecho de 30 km de terra – mais indicado para veículos 4×4.

Cuidados com manutenção do veículo

Não entre na estrada sem checar as condições do motor. Foto: Getty Images

Antes da viagem, verifique as condições do veículo. Como o inverno em Gonçalves tende a ter temperaturas baixas, certifique-se de que o reservatório de partida auxiliar de gasolina (para modelos flex que tenham o equipamento) esteja abastecido.

É importante checar, também, se os faróis estão regulados, já que, nesta época, pode haver neblina na estrada. Fora isso, cheque o nível de água dos limpadores de para-brisa, do radiador e do óleo. Caso o prazo para substituição do lubrificante esteja próximo, faça a troca antes da viagem. Verifique também o nível de desgaste dos pneus e faça a calibragem, incluindo o estepe. Se a viagem for feita com lotação máxima, veja, no manual do veículo, qual a pressão indicada para essa situação.

FONTE MOBILIDADE ESTASÃO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade