Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais já é possível ter uma ideia dos possíveis postulantes ao cargo de prefeito
A corrida pela Prefeitura de Entre Rios de Minas e as movimentações de bastidores começam a se desenrolar a medida que acordos vão sendo feitos e estratégias vão sendo montadas pelos pré-candidatos. Tudo isso para decidir quem será o gestor de Entre Rios de Minas na administração 2025-2028.
Conforme apurado, é bem provável que o próximo prefeito da cidade figure entre os nomes citados nesta matéria.
O portal Entre Rios News conversou a respeito do pleito eleitoral de 2024 com alguns nomes que de alguma forma estiveram envolvidos com eleições em anos anteriores, ou que colocaram seus nomes disponíveis a uma possível candidatura em algum momento. Já outros nomes citados apareceram em enquete promovida pelo site.
Sem poder adiantar nada de oficial, os pré-candidatos ponderaram que alianças estão sendo feitas, e após convenções deverão formalizar as devidas chapas.
É inegável o capital político de algumas lideranças locais. Mas como política não é uma ciência exata, é difícil saber se determinada aliança resultará em voto certo. O que torna o jogo mais interessante.
Além do mais, o eleitorado costuma não perdoar alianças antagônicas, e geralmente nem pesquisas de intenção de votos conseguem captar tendências reais de crescimento ou declínio de um determinado candidato a curto prazo.
Enquanto os convites, conversas e negociações acontecem, é possível observar que algumas candidaturas já estão tomando forma. Nas rodas de conversas, a população já começa a falar de nomes.
Ao que tudo indica, alguns nomes já estão quase certos. É o caso de Dr. Bruno Saldanha, Engenheiro Alexandre Tristão, Franklin Farmacêutico e Marinho da Farmácia.
Outros nomes sempre lembrados, citados logo abaixo, podem também aparecer, mas pelo apurado, como vice ou como apoio nos bastidores.
Mas claro, nada confirmado. Muita coisa pode mudar pois coligações e convenções serão feitas, e apoios considerados.
Polarização
É possível notar um cenário cada vez mais polarizado. E, embora cedo, já foi cogitada nos bastidores uma eleição entre situação versus oposição.
O atual prefeito, José Walter de Resende Aguiar, PSB, não irá concorrer, já que a reeleição é limitada a uma vez no caso de prefeitos, governadores e presidente da República.
Nomes
Confira alguns nomes, que podem aparecer como opção ao cargo de prefeito de Entre Rios de Minas.
Cristina Resende – Assim que deixou o cargo ao final de 2016, a ex prefeita foi taxativa de que não retornaria à vida política. Porém se candidatou em 2020 e é um nome sempre lembrado pela população.
Cristiano Cardoso – O empresário do ramo de padaria e farmácia foi o vereador mais votado em 2004. Foi também vice prefeito (2012). Trabalha sempre de maneira independente, e seu nome consta reiteradamente na seleta lista de pré- candidatos.
Dr. Bruno Saldanha – Médico e Ceo da Radiológica Imagem e Diagnóstico, faz parte do Corpo Clínico do Hospital Cassiano Campolina e atualmente atende nos principais hospitais da região. Obteve expressiva votação nas eleições municipais de 2020 e surge como grande oposição à atual administração.
Engenheiro Alexandre Tristão – É o atual Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura do Município. O engenheiro ganhou visibilidade pelas obras efetuadas na cidade. É coordenador do PSL na região e conta com o apoio do atual prefeito José Walter.
Franklin Farmacêutico – Ex- Secretário Municipal de Saúde na atual administração, foi eleito vereador em 2016 e 2020. Franklin voltou a ocupar a cadeira do Legislativo, e é uma liderança entre populares e apoiadores.
Marinho da Farmácia – Prefeito de Entre Rios de Minas por duas vezes (2004 e 2008), o empresário Marinho é sempre lembrado pela sua tradição de vida pública no município. Os rumores são fortes de que ele poderia vir para a disputa buscando seu 3º mandato.
Nomes lembrados pela população em enquete
Em enquete realizada pelo site Entre Rios News em janeiro de 2023, além dos citados acima, outros nomes foram lembrados pela população para a disputa. Dr. José Pedro Borges (médico pediatra e grande prestador de serviços sociais na cidade), Engenheiro Weslley Marques de Souza (funcionário do Tribunal de Contas/MG, vereador de destaque e mais votado em 2010), Roni Enfermeiro (vereador mais votado em 2016 e em 2020, de destaque na área da saúde), vereador Thiago Itamar Ted, (ganhou visibilidade pela liderança e capacidade na condução de problemas do município, enquanto presidente da Câmara Municipal), vereador Rivael Nunes Machado (está em seu segundo mandato, e a população vem reconhecendo seu trabalho) e José Geraldo Lima “Zezé do Café” (outra liderança local, empresário do ramo de café e de laticínios, participou da disputa eleitoral em 2012), foram alguns dos nomes apontados.
Conforme mostrado acima, existem conversas e negociações, mas até o momento não divulgaram nenhuma decisão a possíveis candidaturas próprias ou apoio. Portanto nada está decidido ou descartado.
Lógica eleitoral
De acordo com a cientista política e coordenadora do Observatório Eleitoral da Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), Érica Anita, (em entrevista ao jornal O Tempo/Editoria Eleições Municipais – Junho/23), a lógica eleitoral vem mudando, e por isso é normal que um ano antes da eleição tantos nomes sejam colocados e especulados sem a garantia de que sejam consolidados.
Segundo ela, em outras épocas, a ciência política dividia o processo eleitoral em dois tempos: o da mídia – que era o momento da especulação sem participação dos partidos – e o da política – período das construções partidárias.
Agora, ainda de acordo com a coordenadora, nomes costumam aparecer bem antes do período eleitoral, inaugurando, o que chamou de “tempo da campanha constante”.
“De uns anos para cá, essa divisão de tempo da mídia e tempo da política não nos ajuda mais a explicar as coisas. Os campos da política e da mídia se cruzam a todo momento, a mídia participa da política, e a política participa da mídia.
A gente já parte dessa ideia que os dois caminham juntos, e também pela antecipação das coisas.
Então, uma especulação que acontecia no tempo da mídia, pela mídia agora acontece muito antes, às vezes até dois anos antes do pleito, e ela não fica apenas no campo midiático, porque os políticos viram a importância dessas especulações”, destaca Érica.
Agora, é aguardar as costuras políticas, e ficar na expectativa do que vai se apresentar. A sorte está lançada e que Entre Rios de Minas saia como grande vencedora.
Enquete
O portal Entre Rios News analisa disponibilizar uma enquete virtual para seus visitantes em breve. Para isso está fazendo testes para que o sistema a ser usado seja o mais confiável possível. Nos ajude, clicando aqui e participando.
Rodolfo Andrade – Fotos: Arquivo pessoal candidatos/Arte: Entre Rios News
Importante: Ao contrário de pesquisas eleitorais, que seguem métodos matemáticos, enquetes não tem qualquer validade científica e refletem apenas tendências eleitorais de momento. A principal diferença entre uma pesquisa eleitoral e uma simples enquete está na aplicação dos resultados. A pesquisa pode ser usada para inferir as intenções de voto de um universo maior (toda a população de uma cidade, ou de uma dada região), enquanto a enquete informa somente sobre as intenções daquele grupo ou nicho específico que a respondeu — os resultados não podem ser extrapolados para a população em geral. Isso porque a pesquisa é feita com uma amostra cientificamente calculada da população, a fim de representar o grupo como um todo e eliminar vieses.
FONTE ENTRE RIOS NEWS