A Ministra dos Esportes, Ana Moser, defendeu a folga durante os jogos do Brasil; confira se o pedido dela foi atendido
Com sua oitava edição prestes a começar, a Copa do Mundo Fifa de Futebol Feminino tem se popularizado cada vez mais e arrastado torcedores para estádios ou para a frente dos televisores. Mas resta uma dúvida: os dias de jogos do Brasil no torneio serão feriado?
Vale destacar que a competição começa na próxima quinta-feira (20) na Austrália e Nova Zelândia, e a Seleção Brasileira estreia no dia 24 em um jogo contra o Panamá. A partida será disputada às 08h da manhã no horário de Brasília.
O horário coincide com o início do expediente da maior parte dos brasileiros. Mas a expectativa por um feriado fortaleceu-se após a Ministra dos Esportes, Ana Moser, defender a folga durante os jogos do Brasil.
“Vamos estar torcendo demais, vamos estar super focados em dar visibilidade. Vamos ver se a gente consegue fazer ponto facultativo nos dias de jogos. Quando tem jogo no masculino, não tem folga? Então, vamos tentar fazer o mesmo, dar a mesma importância”, declarou a ministra.
Vale destacar que Ana Moser embarca em breve para a Oceania para acompanhar de perto a Seleção na Copa.
Além de apoiar as jogadoras brasileiras na disputa por um título inédito, a ministra vai articular uma série de reuniões para apresentar a candidatura brasileira para sediar o próximo Mundial feminino, em 2027. A escolha será feita pela FIFA somente no ano que vem.
Feriado ou ponto facultativo na Copa do Mundo feminina?
O apelo de Moser, que é ex-jogadora de vôlei, não foi completamente atendido: a maior parte dos brasileiros terá de trabalhar normalmente durante as partidas da Seleção. Os funcionários públicos, porém, poderão dar uma pausa no expediente.
O Ministério da Gestão e Inovação deve publicar na terça-feira (18) um decreto instaurando e regulando o ponto facultativo para servidores públicos federais.
A informação foi confirmada pela Ministério do Esporte, que explicou que os servidores terão direito a uma ausência durante o horário das disputas contra brasileiras. Os funcionários deverão retornar ao postos duas horas após o término dos jogos — teremos até sete partidas caso a Seleção chegue à final.
De acordo com a portaria, em dias de jogos que começarem até 7h30, o expediente terá início às 11h. Nos dias de jogos iniciados às 8h, o expediente começará ao meio-dia. O documento prevê ainda a compensação das horas não trabalhadas até o dia 29 de dezembro.
*Com informações da Agência Brasil