30 de abril de 2024 20:38

Fim da placa Mercosul? Projeto prevê volta da cidade e estado nas placas veiculares

As placas veiculares podem voltar a exibir publicamente a cidade e estado de origem do veículo, é o que prevê o Projeto de Lei 3.214/2023 de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC). A proposta está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e se aprovada seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Conforme consta no texto-base, o intuito do PL é de alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tornando obrigatório nas placas veiculares a informação de cidade e estado, dados suprimidos com a chegada da placa Mercosul. Para Amin, esses dados são de suma importância para as autoridades de trânsito e segurança facilitando a identificação do automóvel.

Essa maior praticidade em saber o local de origem pode facilitar a identificação do carro, moto, van ou utilitário em situações de como infrações, roubos, furtos e outros crimes relacionados ao transporte. A placa cinza, modelo usado antes da Mercosul, traz na parte superior uma tarjeta com os dados de cidade e estado de emplacamento.

“As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa”, argumenta o parlamentar.

Ele ainda pontua que esses dados criam um “senso de identidade regional” e pertencimento promovido pela identificação nas placas, o que ajudará a evitar acidentes decorrentes da não familiaridade com o trânsito local, bem como facilitar o levantamento de estatísticas turísticas em cidades conhecidas pelo alto fluxo de visitantes.

Entretanto, é válido destacar que as polícias e outras autoridades de controle podem facilmente consultar a origem de um automóvel através de seus sistemas próprios, além de informações extras (e confidenciais) como proprietário, histórico de penalidades e a existência de pendências com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Fim da placa Mercosul? Projeto prevê volta da cidade e estado nas placas veiculares.

O PL 3.214/2023 não deixa claro como essa mudança será feita, portanto não sabemos se a placa cinza voltará a ser o padrão em todo o Brasil ou se uma nota etiqueta será adicionada na Mercosul. De todo modo, segue em vigor as diretrizes atuais permanecem inalteradas pelo Contran.

FONTE TUDO CELULAR

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade