27 de abril de 2024 08:44

Maravilhe-se com as imagens do maior complexo de energia solar do Brasil

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), atualmente as fontes eólica e solar respondem a quase 90% da capacidade de geração de energia acrescida na rede do Brasil. No primeiro semestre deste ano, foram registradas 59 usinas em operação, somando 2,2 GW (42,76%). Agora, a novidade é a inauguração do maior complexo de energia solar do Brasil, resultante de um impressionante investimento da Elera Renováveis, do grupo canadense Brookfield Asset Management – que entre 2021 a 2023, aplicou R$ 5 bilhões no setor de projetos de geração de energia limpa usando fontes hídricas, eólicas e solares. Saiba mais neste texto do Engenharia 360!

maior complexo de energia solar do Brasil
Imagem reprodução de Elera Renováveis via Brasil Amazônia Agora

O local do maior complexo de energia solar do Brasil

O maior complexo de energia solar do Brasil foi inaugurado em Minas Gerais, mais precisamente no município de Janaúba, da microrregião da Serra Geral, cerca de 550 quilômetros ao norte de Belo Horizonte. A comunidade de pouco mais de 70 mil habitantes, viu sua economia – que antes era baseada no agronegócio – aquecer nos últimos anos por conta das obras usinassolares, recebendo cerca de 5 mil trabalhadores externos, segundo estimativa da prefeitura.

Hoje, Janaúba é considerada um dos maiores polos de investimentos em energia solar do país, o novo”eldourado” da energia. Não à toa, os cientistas já destacaram os motivos pelos quais o empresariado é tão atraído para a região, incluindo características como fortes índices de irradiação, pouca nebulosidade e terras baratas.

Observação: no fim de novembro de 2022, quase duas mil pessoas trabalhavam no projeto do maior complexo de energia solar do Brasil, em Janaúba.

Os projetos já aprovados para Minas Gerais na área energética

A saber, já existem 83 projetos outorgados pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para produção de energia elétrica em Minas Gerais. O plano é a conclusão de 14 parques, contando com esse maior complexo de energia solar do Brasil, em Janaúba. Perto desse ponto do estado, também há outros parques operando ou em construção, como em Pirapora, Jaíba, Capitão Enéas, Januária e Itacarambi. Como resultado, Minas tem hoje a metade da geração fotovoltaica do país. Para se ter uma ideia, são 41 projetos com uma potência total de 1,8 GW (gigawatts).

As usinas de pequeno porte, por exemplo, apostam no modelo de economia compartilhada, como os aplicativos de mobilidade ou alojamento – clientes de todos os portes que compram uma “fatia da energia gerada” para ter desconto na conta de luz. Já as usinas maiores são voltadas para grandes clientes industriais ou comerciais, buscando melhorar sua “pegada ambiental”.

maior complexo de energia solar do Brasil
Imagem arte reproduzida de Valor Econômico – Globo

As principais características do novo complexo de energia solar

O maior complexo de energia solar do Brasil, em Janaúba, ocupa uma área de 3.069 hectares – equivalente a 20 vezes o Parque Ibirapuera (SP) -, com 2,2 milhões de módulos fotovoltaicos divididos em 20 sítios para gerar 1,2 GW quando o empreendimento estiver concluído. Essa capacidade deve abastecer 6 milhões de pessoas ou 1 milhão de residências, fazendo valer os R$ 4 bilhões de investimentos, segundo a Elera.

Os painéis solares utilizados neste projeto foram fornecidos pelas companhias Trina Solar, Risen, Jink Solar e Longi. Muitos empregos foram gerados para as comunidades rurais durante o período da construção do complexo, sendo os profissionais de menor qualificação aproveitados nas obras civis. Porém, na próxima fase de operação, poucos empregados serão necessários, já que muitas atividades serão realizadas de forma remota.

maior complexo de energia solar do Brasil
Imagem reproduzida de Nova Participações
maior complexo de energia solar do Brasil
Imagem reproduzida de Nova Participações
maior complexo de energia solar do Brasil
Imagem reproduzida de Nova Participações
maior complexo de energia solar do Brasil
Imagem reproduzida de Elera Renováveis, via Correio de Minas
maior complexo de energia solar do Brasil
Imagem reproduzida de Elera Renováveis Diário do Comércio

Fontes: Um Só Planeta – Globo, Folha de São Paulo, Nova Participações.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade