29 de maio de 2024 06:02

Prefeitura de Piranga implanta tecnologia e disponibiliza 12 serviços digitais para a população; veja como utilizar a plataforma

Com a implantação da Aprova nas secretarias de Obras e da Fazenda, a emissão de alvarás, declaração ambiental, requerimento de cadastro imobiliário, ITBI e outros serviços são realizados de forma 100% online

A partir de segunda-feira (24 de julho), profissionais da construção civil e moradores de Piranga terão mais facilidade para realizarem seus pedidos junto às secretarias municipais de Obras e da Fazenda.

Com o objetivo de agilizar os serviços, a Prefeitura de Piranga implantou a Aprova, uma plataforma que moderniza o atendimento ao cidadão, substituindo o requerimento e a análise realizados de forma física e manual pelo digital.

A implantação da ferramenta nas secretarias permitirá que os cidadãos solicitem 12 tipos de serviços de maneira 100% digital e online, dispensando a necessidade de ir pessoalmente à prefeitura e imprimir papéis, seja para solicitar ou retirar o documento solicitado.

Para o secretário da Fazenda, Marcos Domingues, a implantação da Aprova irá trazer mais eficiência e permitir que o contribuinte protocole e acompanhe seus processos com mais comodidade.

Ele pontua que a ferramenta também vai incrementar a arrecadação e poupar despesas com materiais de expediente, arquivo e manutenção. Estima-se uma economia de 120 mil folhas de papel por ano, apenas na Secretaria da Fazenda.

“A modernização traz a possibilidade de agilizar e controlar melhor o fluxo de informações no Município. A adoção de estratégias após a análise dessas informações poderá ajudar a aumentar a arrecadação da cidade”, explica Marcos.

Segundo o idealizador da plataforma, Marco Antonio Zanatta, a extinção dos protocolos físicos permite que os processos tramitem com segurança e transparência na nuvem, com acompanhamento em tempo real.

“Esse cenário de segurança e eficiência também provoca um efeito cascata positivo no desenvolvimento da cidade, porque as obras são autorizadas com rapidez, podendo atrair investimentos e gerar oportunidades de trabalho”, complementa.

Como utilizar o sistema digital em Piranga

Nesta sexta-feira (21/07) os cidadãos e profissionais da cidade estão convidados a  participar do lançamento da plataforma Aprova que acontece online, pelo Youtube, às 14 horas.

Na ocasião será realizado um treinamento ao vivo para ensinar como solicitar processos digitais pela plataforma. Nesta primeira etapa, 11 serviços estarão disponíveis para população:

Obras e Infraestrutura:

1. Alvará de Construção

2. Alvará de Loteamento

3. Desmembramento/Fusão/Retificação

4. Habite-se

Meio Ambiente:

5. Declaração Ambiental

6. Solicitação de Vistoria Prévia para Serviço de Inspeção Municipal

7. Supressão e Poda de Árvores

Tributos:

8. Requerimento de Cadastro Imobiliário

9. Cemitério – Compra de gaveta, sepultamento, transferência de restos mortais

10. Emissão da Guia de ITBI

11. Solicitação de Taxa de Caçamba e Diversos

Acesse o link e clique em Definir Lembrete para receber a notificação quando a live começar: https://www.youtube.com/watch?v=IzY4SNl94iw 

Para utilizar o sistema basta acessar https://piranga.aprova.com.br/ e fazer o cadastro gratuito. Em caso de dúvidas na utilização, é possível recorrer ao suporte técnico da própria plataforma, que funciona em horário comercial.

Piranga é a 13ª cidade de Minas Gerais a utilizar a suíte de soluções para tornar os serviços mais eficientes.

Patos de Minas conquistou o primeiro CRIE (Centro de Distribuição de Imunobiológicos Especiais) 100% digital do Brasil e foi reconhecida no maior evento de saúde pública da América Latina. A liberação da vacina que demorava cerca de 45 dias agora é ocorre em 20 minutos.

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete reduziu em 70% o tempo de espera para análise de projetos, que levava até oito meses antes da digitalização.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade