27 de abril de 2024 17:18

13º salário em 2023: Saiba ATÉ QUANDO será pago

Descubra a data do décimo terceiro salário em 2023 e aproveite benefícios adicionais no seu pagamento.

O décimo terceiro salário é importante para dar um extra aos brasileiros todo ano. Porém, é importante lembrar nem todos os trabalhadores têm direito a ele.

Vale ressaltar que os trabalhadores com carteira assinada (regime CLT) conquistaram esse benefício ao longo do tempo, lutando por seus direitos trabalhistas.

Entretanto, os Microempreendedores Individuais (MEI) não recebem o décimo terceiro, pois não têm descontos mensais em seus pagamentos.

A seguir, entenda melhor sobre o décimo terceiro salário e saiba até quando o abono será pago.

Por que o 13º salário é tão importante para os trabalhadores brasileiros?

O décimo terceiro salário é um benefício muito importante para os trabalhadores, trazendo impactos positivos significativos em suas finanças.

Também conhecido como “gratificação natalina” ou “abono natalino”, ele consiste em receber o equivalente a um salário extra, geralmente dividido em duas parcelas.

Desse modo, o décimo terceiro salário é um estímulo importante ao consumo no final do ano, beneficiando a economia e diversos setores comerciais. Com ele, os trabalhadores conseguem quitar dívidas, fazer compras, planejar viagens e investir em bens, aquecendo o mercado e criando empregos temporários.

Além disso, o décimo terceiro ajuda a reduzir desigualdades sociais, proporcionando alívio financeiro para famílias de baixa renda e promovendo inclusão social.

O benefício também é uma forma de recompensar e motivar os trabalhadores, reconhecendo seu esforço e dedicação ao longo do ano, melhorando o ambiente de trabalho e aumentando a produtividade.

Em resumo, o décimo terceiro salário desempenha um papel crucial na vida dos trabalhadores, impulsionando a economia, reduzindo desigualdades e promovendo uma sensação de valorização e estabilidade financeira.

Até quando será pago o 13º salário?

Muitos querem saber quando será pago o décimo terceiro, se há adiantamentos e outros detalhes importantes.

Bem, as datas podem variar conforme as normas das empresas e sindicatos. Assim, é importante consultar a instituição responsável pelos pagamentos para obter informações corretas sobre o seu décimo terceiro em específico.

Segundo a legislação brasileira, a primeira parcela do abono natalino deve ser paga até 30 de novembro, enquanto a segunda parcela deve ser liberada até 20 de dezembro.

Lembre-se de que a primeira parcela é maior, pois não tem descontos, como os do INSS, por exemplo. Sendo assim, esses são pontos importantes a considerar ao receber os valores do décimo terceiro.

13º pago aos servidores públicos

Se você é servidor público e trabalha em Belo Horizonte, fique atento, pois o seu pagamento está chegando. Conforme a prefeitura da cidade, um total de R$197 milhões será distribuído entre os servidores do município.

Dessa forma, serão beneficiadas 60 mil pessoas, incluindo servidores ativos e aposentados.

Ademais, a primeira parcela do décimo terceiro foi paga nesta quinta-feira, 20/07, e a segunda parcela está prevista para ser paga em dezembro, no último mês do ano.

Outros benefícios para os trabalhadores formais

O 13º salário é apenas um dos benefícios oferecidos pelo governo federal aos trabalhadores formais no Brasil. Desse modo, se você trabalha com carteira assinada e sob regime CLT, fique atento, pois o pagamento pode estar chegando em breve.

Contudo, além do 13º salário, o governo federal oferece outros benefícios aos trabalhadores do Brasil. Entre eles estão o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), aposentadoria, PIS/PASEP, seguro-desemprego e muito mais. Todos esses benefícios são garantidos a partir do momento em que sua carteira de trabalho é assinada.

FONTE BRASIOL 123

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade