O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Conselheiro Lafaiete – CDLCL, Edvaldo José Thereza participou, na manhã desta terça-feira (25), da Assembleia Extraordinária do Consórcio Público de Tratamento de Resíduos – Ecotres.
Participaram do encontro lideranças e prefeitos da região, além do vicegovernador de Minas Gerais, professor Mateus Simões e o prefeito de Conselheiro Lafaiete e presidente do Ecotres, Mário Marcus.
Na ocasião foram repassadas informações sobre o andamento das obras do aterro sanitário.
“O encontro foi importante para discutir o desenvolvimento sustentável da região e o tratamento adequado dos resíduos sólidos, visando a preservação do meio ambiente”, pontuou o presidente da CDLCL, Edvaldo José Thereza.
O Ecotres, constituído pelos municípios de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco, é referência nacional em destinação e tratamento de resíduos sólidos, beneficia mais de 200 mil habitantes dos três municípios consorciados, além de atender a mais 23 municípios.
Impactos causados pelos lixões
Contaminação do solo pelo chorume (líquido de cor escura proveniente da decomposição da matéria orgânica presente no lixo); contaminação das águas subterrâneas (a penetração no solo do chorume produzido pela decomposição do lixo) e o aumento dos casos de doenças (o lixo atrai ratos, baratas e moscas,
além disso, ainda pode tornar-se criadouro de mosquitos vetores de enfermidades como a dengue).