27 de abril de 2024 02:29

Divulgada lista com as doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez

Por uma infelicidade o trabalhador pode conseguir antecipar o pagamento da sua aposentadoria. Neste caso, ele precisa dar entrada no Benefício por Incapacidade Permanente, conhecido também como aposentadoria por invalidez. Há, no entanto, a necessidade de possuir uma das doenças que incapacitam para o trabalho.
Diferente dos outros tipos de aposentadorias que exigem o mínimo de 180 contribuições, 63 anos para mulheres e 65 anos para homens, a aposentadoria por invalidez tem regras mais brandas. Mas há um motivo, esse tipo de benefício somente pode ser concedido a quem conseguir provar por meio de perícia médica que não tem mais capacidade de trabalhar. 

Para isso é preciso ainda ter cumprido a carência de 12 meses consecutivos de trabalho. Há algumas exceções que inviabilizam a cobrança de carência, uma lista com 17 tipos de doenças que não exigem um tempo mínimo de contribuição. Como transtorno mental grave (com alienação), câncer, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, e outras.
O primeiro passo para conseguir a aposentadoria por invalidez pode ser o auxílio-doença. Isso significa que nem sempre o trabalhador solicita a aposentadoria direto, a sua incapacidade pode lhe garantir o pagamento do auxílio-doença e dependendo da necessidade de renovação desse auxílio ele consegue se aposentar. Tudo vai depender do entendimento do perito sobre esse caso.

Doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez
Ao solicitar a aposentadoria por invalidez e passar por perícia médica, o profissional do INSS vai precisar entender como aquela doença incapacita o trabalhador para o mercado de trabalho. Para isso, deverão apresentar documentos que comprovem a condição.

A concessão do benefício está autorizada para doenças como:

  1. Abdome agudo cirúrgico;
  2. Acidente vascular encefálico (agudo);
  3. Alienação mental;
  4. Câncer;
  5. Cardiopatia grave;
  6. Cegueira;
  7. Doença de Paget;
  8. Doença de Parkinson;
  9. Esclerose múltipla;
  10. Espondiloartrose anquilosante;
  11. Hanseníase;
  12. Hepatopatia grave;
  13. HIV;
  14. Nefropatias graves;
  15. Paralisia irreversível e incapacitante;
  16. Radiação por medicina especializada;
  17. Tuberculose.

Fonte FDR: https://fdr.com.br/2023/07/24/divulgada-lista-com-as-doencas-que-dao-direito-aposentadoria-por-invalidez/

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade