13 de abril de 2024 18:31

Afinal, deixar carregador na tomada gasta muita energia?

O hábito de deixar o carregador plugado na tomada, mesmo sem estar sendo usado, gera gastos na energia elétrica, afetando a sua conta de luz? Descubra.

Com a correria do dia a dia, você provavelmente já esqueceu o carregador do celular na tomada depois de ter sido usado. E aí ele ficou lá durante minutos ou até mesmo horas sem que você percebesse o deslize. Acontece nas melhores famílias; já fiz isso algumas vezes.

Mas, afinal, esse hábito causa muitos gastos na energia elétrica, afetando a sua conta de luz? É o que vamos explicar no decorrer da matéria. Aproveite a visita em nosso site e confira outros conteúdos que já publicamos por aqui, como dicas de estudo e notícias de concursos abertos.

Quais eletrodomésticos mais gastam energia?

Antes de entrarmos no assunto, é importante entender quais são os aparelhos que usamos no dia dia que, eventualmente, mais gastam energia elétrica. Assim, você cria estratégias para não usar de maneira consciente, evitando contas exorbitantes no final dos meses.

As geladeiras e freezers, por exemplo, são os candidatos a maiores consumidores de energia por funcionarem de maneira continuada, no sentido de manter suas temperaturas internas. Mesmo que não possamos desligá-los com frequências, existem algumas dicas para adotar.

O primeiro passo é escolher modelos mais eficientes em termos energéticos. Também vale a pena verificar as borrachas de vedação regularmente e, caso exista algum problema, fazer a manutenção necessária. Outra dica é de evitar a abertura excessiva das portas.

Outros eletrodomésticos que compõem a lista de “vilões da sua fatura de luz” são a máquinas e a secadora de roupas. Até porque o processo de aquecimento e secagem consome uma quantidade significativa de energia. Por isso, recomenda-se o uso consciente dos aparelhos.

Quando for possível, tente secar a roupa algumas vezes ao ar livre. A escolha estratégica dos ciclos de lavagem também uma boa maneira de evitar consumo desnecessário da máquina de lavar.

Deixar o carregador na tomada consome muita energia?

Agora vamos à questão principal da matéria. Em linhas gerais, as fabricantes de carregadores de celulares meio que já sabem que, vez ou outra, isso pode acontecer. Por isso, eles deixam o cabo em modo stand-by quando não estão plugados no aparelho móvel.

Então, isso significa que não haverá nenhum gasto de energia? Não é bem assim que funciona. Mesmo sem estarem plugados, os carregadores continuam consumindo eletricidade; é o que chamamos de “consumo fantasma“. Porém, em baixas proporções.

Se o ato de deixar o carregador na tomada virar hábito, sabemos que, no final de contas, isso desencadeará numa conta de luz com preço mais elevado. É aquele ditado, não é? De grão em grão, a galinha enche o papo e, aí, teremos uma bola de neve no final de cada mês.

Então, o ideal é retirar o carregador após o uso para manter uma economia consciente de sua energia, sabendo que, sim, os cabos também consomem eletricidade se continuarem plugados na tomada.

Por exemplo, o carregador de iPhone geralmente usa 0,26 watts quando está em modo de espera (stand-by).

FONTE CONCURSOS NO BRASIL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade