27 de abril de 2024 10:31

Um novo supercontinente está prestes a se formar na Terra

Em uma revelação fascinante, cientistas divulgaram previsões para um novo supercontinente chamado Amásia, programado para se formar em aproximadamente 200 milhões de anos. Este vasto território resultará da colisão prevista entre os continentes Americano e Asiático, um evento transformador que eventualmente provocará o fechamento do Oceano Pacífico.

A Dinâmica do Planeta Terra

A Terra, frequentemente vista como nosso lar familiar, abriga uma infinidade de mistérios ainda não descobertos, alguns dos quais se encontram abaixo da superfície, ocultos de nossas observações cotidianas. Nosso planeta não é meramente uma grande casa, mas sim um mecanismo dinâmico e complexo que está em constante evolução, muito semelhante a um organismo vivo.

Essencial para essa transformação contínua é a estrutura dinâmica da Terra. Em vez de uma única camada, nosso planeta é composto por uma série de estratos sobrepostos, que se estendem do núcleo interno à superfície que percorremos todos os dias. Entre esses estratos, alguns estão em um estado fundido devido às altas temperaturas, enquanto outros, como a Litosfera, mantêm um estado sólido e mais frio.

Essa distinção permite que a crosta terrestre, ou a camada mais externa, “flutue” acima das camadas internas. Muito parecido com uma tábua sobre água parada, esse mecanismo permite o movimento das placas continentais que, com o tempo, podem colidir e se fundir para formar e separar continentes. Esse não é um mero conceito teórico; evidências geológicas sustentam a ocorrência de tais eventos na história da Terra.

Amásia: A Previsão Fascinante de um Novo Supercontinente

Aproveitando esse entendimento, uma equipe de cientistas das universidades de Curtin e Peking utilizaram um simulador de alta tecnologia para prever a próxima formação de um supercontinente. Os resultados apontaram para um significativo evento geotectônico em cerca de 200 milhões de anos, no qual os continentes Americano e Asiático se fundirão em uma enorme massa de terra – um supercontinente que será conhecido como Amásia.

Além disso, esse processo transformador levará ao desaparecimento eventual do Oceano Pacífico, uma noção que se alinha com a tendência existente de redução gradual do tamanho deste oceano.

“A futura Terra, como a imaginamos, será drasticamente diferente quando a Amásia se formar”, comenta Zheng-Xiang Li, co-autor do estudo e professor na Escola de Ciências Planetárias. Ele observa que os níveis do mar deverão cair, enquanto o vasto interior do supercontinente provavelmente se tornará árido, com grandes flutuações diárias de temperatura.

“Considerando a diversidade atual de ecossistemas e culturas humanas em nossos sete continentes, é de fato fascinante contemplar o mundo como ele poderia ser em 200 a 300 milhões de anos”, acrescenta.

Este estudo revolucionário, publicado na National Science Review, destaca o dinamismo incansável de nosso planeta, indicando que nossa Terra está destinada a sofrer mudanças monumentais em um futuro distante. Com isso, somos lembrados de nossa existência humilde dentro do vasto cronograma da evolução do nosso planeta, sendo testemunhas de um pequeno, mas significativo capítulo na contínua história da Terra.

FONTE MISTÉRIOS DO MUNDO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade