27 de abril de 2024 19:10

Coral Poesia Social empossa diretoria

Iniciado em 2015 numa parceria entre a LESMA e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o Coral Poesia Social se mantém firme. Trata-se de um coral de idosos, espaço de convivência e manutenção da amizade. A perseverança desse projeto, atualmente mantido pelos próprios usuários e coordenado pela Liga Ecológica Santa Matilde – LESMA, será oficializada com a formação de sua Diretoria. A solenidade de posse dos diretores será nesta sexta-feira (25) às 14 horas no Solar Barão de Suassuí, onde ocorrem os ensaios semanalmente. Na composição o presidente será José Geraldo, Eunice Terra (secretária) e Maria da Consolação Trant (tesoureira), todos membros do coral, que é regido atualmente por José Sebastião Baêta de Souza, o Tião da Lira. O projeto conta com o apoio das secretarias de Cultura e Desenvolvimento Social de Conselheiro Lafaiete. O evento marca também o encerramento do curso de Papietagem realizado pelo oficineiro Osmir Camilo.

História

O Coral Poesia Social foi formado no Centro de Referência do Idoso (CRI) e também recebeu pessoas dos CRAS. À época a Secretaria de Desenvolvimento Social incrementou seus aparelhos de atendimento à população com ações artísticas e culturais. Diversos artistas de Conselheiro Lafaiete foram contratados para desenvolver esse trabalho auxiliar aos serviços já prestados. Foi um incremento e tanto: música, dança, poesia, artesanato, culinária… A LESMA propôs um projeto poético que foi realizado nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), CRI (Centro de Referência do Idoso), Centro Pop (acolhimento a pessoas em situação de rua) e no Centro de Convivência dos Adultos Especiais.

No Centro de Referência do Idoso (CRI), por sugestão dos usuários, foi criado um coral poético-musical. Osmir Camilo e Wagner Vieira coordenavam a parte de poesia e Jorge Moreira, a música; além de contar com a participação de vários artistas convidados. A simbiose deu certo e o coral alçou voos. Era convidado para apresentações em eventos cívicos e socioculturais em Conselheiro Lafaiete e também viajou muito: Santos Dumont, Rio Espera, Carandaí, Ouro Preto foram algumas das cidades mineiras. Além das Alterosas, o coral se apresentou na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro por ocasião do lançamento do livro “Lafayette Rodrigues Pereira – um ilustre queluzense” do saudoso historiador Allex Assis Milagre.

Há cerca de dois anos os integrantes do coral propuseram a retomada do projeto, que hoje é mantido com as contribuições dos próprios membros, tornando-se independente. Alguns de seus membros também participam das oficinas do projeto Faço Arte, da Secretaria Municipal de Cultura. Depois de sofrermos perdas muito tristes e passarmos por uma pandemia que mudou a cara do Brasil e do Mundo, ainda reina no Coral Poesia Social o mesmo espírito que estava em seu nascedouro: o respeito, a coorperação, troca de experiências e a amizade. Em suma, a vontade de estarmos juntos.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade