27 de abril de 2024 20:58

FIM da idade mínima para se aposentar pelo INSS? Benefício pode ser antecipado

Não basta estar contribuindo para conseguir se aposentar pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Além da qualidade de segurado é preciso alcançar a idade mínima exigida pela Previdência Social para conseguir a sua aposentadoria. Este ponto, porém, tem as suas exceções e causa muita discussão.

Atualmente, para se aposentar pelo INSS o trabalhador tem que escolher entre três modalidades de aposentadoria: especial, por invalidez e por idade. A aposentadoria por tempo de contribuição deixou de existir com a reforma da Previdência em 2019, e funciona apenas nas regras de transição, quando o trabalhador está próximo de se aposentar, mas foi atingido com a reforma.

De acordo com os especialistas não existe o melhor tipo de aposentadoria, o que existe a melhor forma de se aposentar de acordo com o seu perfil de trabalhador. Deve ser considerado o tempo que já foi contribuído, a idade do cidadão, e principalmente as suas condições de saúde. A partir disso é que deve ser feito o pedido do benefício diretamente nos canais do INSS. 

Hoje, existe idade mínima para se aposentar pelo INSS. Inclusive em 2023 o cronograma que começou em 2019 com a reforma da Previdência, aumentando seis meses de vida a cada ano chega ao seu limite. A partir de agora a idade para se aposentar permanece a mesma, ou seja, não muda em 2024.

Qual idade mínima para se aposentar pelo INSS?

A idade mínima para se aposentar pelo INSS não chegou ao fim, ela continua valendo. O que acabou foi a progressão de seis meses para as mulheres que começou com a reforma da Previdência e acrescentava um novo mínimo a cada ano. Em 2021, por exemplo, a exigência era de 61 anos, em 2022 foi 61 anos e 6 meses. Até chegar em 2023:

Homens: 65 anos;
Mulheres: 63 anos.

Existem algumas condições que permitem se aposentar pelo INSS antes da idade mínima, mas têm haver com as regras de transição. Estas regras são exclusivas para quem já estava contribuindo para a Previdência Social antes da reforma.
Neste caso é somado o tempo de contribuição mais a idade. Para descobrir se tem direito a essa opção, busque por “Simulador de aposentadoria” no App Meu INSS e descubra o resultado.

Outra alternativa é a aposentadoria por invalidez que não exige idade mínima, apenas 12 meses de contribuição. Para recebê-la é preciso, porém, comprovar que não tem condições de saúde para voltar a trabalhar.

Fonte FDR: https://fdr.com.br/2023/08/23/fim-da-idade-minima-para-se-aposentar-pelo-inss-beneficio-pode-ser-antecipado/

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade