27 de abril de 2024 10:54

Notícia triste: tradicional e amada fábrica de biscoitos é interditada pela Anvisa por falta de higiene

A Vigilância Sanitária desempenha um papel essencial na sociedade. Ela é responsável por controlar e garantir a qualidade de tudo o que é produzido, seja no mercado de alimentos ou de medicamentos. Seu objetivo é proteger a saúde pública, assegurando que os produtos oferecidos à população estejam em conformidade com as normas e regulamentos estabelecidos.

No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é a principal entidade que controla o cenário nacional, mas cada Estado brasileiro possui sua própria instituição de vigilância sanitária para atuar em nível local.

Má higiene

Em uma ocasião específica, a Vigilância Sanitária do Espírito Santo teve que agir para interditar a produção dos biscoitos das marcas Alcobaça e Sarloni, em 14 de agosto de 2013. Essa ação ocorreu devido à falta de boas práticas de higiene identificadas na fabricação dos produtos pela empresa Villoni Alimentos.

Design sem nome 3 1
As marcas de biscoitos da Villoni. (Foto: Montagem/Canva)

As más práticas foram descobertas após denúncias que chegaram ao conhecimento da Vigilância Sanitária. Segundo Marizete Oliveira, chefe da Vigilância Sanitária Estadual à época, os biscoitos das duas marcas não estavam próprios para consumo humano devido à falta de higiene durante o processo de fabricação.

Como medida corretiva, ficou estabelecido que a fabricação seria liberada somente após a empresa Villoni Alimentos se adequar às normas sanitárias, garantindo, assim, a qualidade e segurança dos produtos.

Situação atual da empresa

Atualmente, a empresa opera normalmente e é uma das mais tradicionais do cenário capixaba, mantendo o respeito e a confiança de seus clientes. Após o incidente, a Villoni Alimentos redobrou os cuidados com a produção dos biscoitos, assegurando a qualidade e a higiene dos produtos oferecidos no mercado.

logo villoni alimentos
Logo da empresa. (Foto: Reprodução/Villoni Alimentos)

As marcas Alcobaça e Sarloni, fabricadas pela Villoni, são amplamente encontradas nos principais supermercados do Espírito Santo. No site oficial da empresa, também é possível comprar os biscoitos dessas marcas. Além desses produtos, a Villoni também é conhecida por sua venda de massas, sendo bem recebida no mercado capixaba.

FONTE CONSULTA PÚBLICA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade