30 de abril de 2024 16:01

Fé e cultura: charmoso distrito celebra Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia

O tradicional Encontro de Congados acontece neste final de semana no distrito

tradicional Encontro de Congados de Miguel Burnier é um marco no calendário de eventos tradicionais de Ouro Preto (MG), acontecendo todos os anos no mês de setembro no distrito. Neste ano, o evento acontece no próximo final de semana, nos dias 2 e 3 de setembro, e contará com a presença de várias guardas de congado da região.

A festa, que pretende honrar Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, é realizada pela Banda de Congado Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, liderada pelo Capitão Xisto, grande referência em Ouro Preto para os congadeiros e reinadeiros da região. O Capitão Antônio Xisto fundou o Congado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia de Miguel Burnier, do qual é o diretor.

Kedison Guimarães, diretor de Igualdade Racial da Prefeitura de Ouro Preto e Capitão da Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia comentou a alegria em celebrar essa festa. “É uma satisfação poder celebrar em Miguel Burnier. Não podemos deixar essa tradição acabar, temos que fortalecer cada vez mais essa tradição, uma festa secular, na qual louvamos o rosário de Maria com todos os nossos irmãos congadeiros”, declarou Kedison.

O evento intitulado “Salve Maria!” contará com missas, procissões, levantamento da bandeira e muitos cantos e danças no encontro com as outras Guardas de Congo de Lafaiete, Congonhas, entre outras cidades da região.

Sobre a origem dos Congados no Brasil

O Congado é uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira. Com cantos e danças, as Guardas de Congo celebram os santos católicos de sua devoção, como Santa Efigênia e São Benedito, santos de origem africana, além de Nossa Senhora do Rosário.

Essa tradição, que remonta ao século XVII no Brasil se espalhou pelo país com o crescimento da população afro-brasileira. Em Ouro Preto, essa manifestação cultural e religiosa teve início no século XVIII e reúne elementos das tradições culturais de Angola, Congo e Moçambique, com influências portuguesas quanto à religiosidade.

Não perca o Encontro de Congados de Miguel Burnier. Veja a programação completa e contemple de perto essa alegre tradição! Programação Encontro de Congados de Miguel Burnier.

FONTE PREFEITURA DE OURO PRETO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade