Feriado prolongado é a oportunidade perfeita para fazer uma viagem incrível por Minas Gerais; Por isso, selecionamos destinos ideais para conhecer de carro
O próximo feriado prolongado está chegando e nada melhor do que se programar para curtir ao máximo os dias de folga! Neste ano, o feriado de 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, cai em uma quinta-feira, é a oportunidade perfeita para fazer uma viagem incrível por Minas Gerais, que esconde segredos que vão além das cidades mais conhecidas.
Pensando nisso, preparamos um roteiro com dicas de lugares em Minas que vão além do óbvio, e que possuem paisagens deslumbrantes e sabores autênticos da culinária mineira que tornarão este feriado prolongado uma experiência inesquecível. Além disso, os destinos são ideais para conhecer de carro, durante os três dias.
Confira 7 lugares em Minas Gerais, fora do óbvio, para viajar de carro durante o feriado de 7 de setembro:
1. Caxambu
Localizada no sul de Minas, no famoso Circuito das Águas de Minas Gerais, Caxambu é um destino famoso pelas fontes de água mineral e abriga o maior complexo hidromineral do mundo, que atraem muitos turistas em busca de tratamento e relaxamento.
Além de ser uma localidade super tranquila e, por isso, ideal para viagens de descanso, há boas opções de passeios para fazer por Caxambu. Uma das melhores indicações é conhecer o Parque das Águas, que fica bem no centro e é o principal atrativo do destino.
Outras atividades também recomendadas são andar no teleférico, visitar cachoeiras e os picos dos arredores e, quem sabe, até estender a viagem até Baependi, a menos de 10 km dali.
O que fazer em Caxambu?
- Parque da Águas de Caxambu
- Mirante do Morro de Caxambu
- Teleférico de Caxambu
- Igreja de Santa Isabel
- Balneário Hidroterápico
- 12 Fontes de Águas
- Piscina de Água Mineral
Dica de hospedagem em Caxambu
Em Caxambu é possível encontrar hospedagens simples e até as mais luxuosas. Muitos hotéis são tradicionais na região e possuem construções centenárias, mas, por outro lado, não há campings e albergues na cidade.
Na região o Hotel Bragança, é um dos destaques por seu estilo oitocentista e todo decorado com móveis coloniais e Gloria Resort & Convention, no centro da cidade e procurado por quem deseja uma hospedagem de luxo. Além deles, o Palace Hotel, é uma ótima opção para quem quer a praticidade de ficar em frente ao Parque das Águas. Mas você também pode consultar nesse link
A noite é menos badalada em Caxambu, então, muitos turistas preferem se hospedar em São Lourenço ou Baependi. A distância entre essas cidades é de cerca de 30 quilômetros.
2. Aiuruoca
A pequenina Aiuruoca abriga grandes belezas em meio à Serra da Mantiqueira, ao sul de Minas Gerais. Distante 370 km de Belo Horizonte, é o destino mais indicado para as pessoas que priorizam o sossego em uma viagem. A região conta com pousadas charmosas e relaxantes para descansar, mas também lindas cachoeiras e trilhas para se aventurar.
Por lá, montanhas e muita natureza permeiam a cidade, que foi ganhando aos poucos o coração dos viajantes do interior de Minas Gerais. É também uma das queridinhas dos adeptos do ecoturismo, com direito a cachoeiras e trekking pelo território.
Em Aiuruoca é possível curtir dias tranquilos, hospedando-se em pousadinhas encantadoras, e aproveitar uma deliciosa cozinha mineira, daquele tipo mais autêntico – e mais saboroso.
O que fazer em Aiuruoca?
- Cachoeira do Meio
- Casarão do Vale do Matutu
- Poço das Fadas
- Igrejinha Nossa Senhora das Dores
- Pocinho do Badóglio (Pocinho)
- Cachoeira dos Macacos
- Pico do Papagaio
- Plantação de azeitonas – Olibi
Dica de hospedagem em Aiuruoca?
Quem planeja ir para Aiuruoca pode se hospedar na região do Vale do Matutu, devido a proximidade das principais atrações e restaurantes. Dentre as opções estão, Aqua Montis Pousada, Chalé das Corruiras, Chalés Horizonte Vertical e a Pousada Recanto do Ypê. Você pode encontrar mais opções aqui.
3. Ibitipoca
Conceição do Ibitipoca é um distrito do município de Lima Duarte e fica na Zona da Mata mineira. A vila é puro charme e um lugar sensacional para curtir o feriado prolongado, e é composta basicamente por um grande Parque Estadual com cachoeiras, grutas e muita área para fazer trilhas. Quem gosta de natureza e de lugares pacatos vai se encantar instantaneamente com o lugar. Entretanto, é bom ficar atento e programar o passeio com antecedência já que a cidade possui um limite máximo de 1200 pessoas por dia.
O que fazer em Conceição do Ibitipoca?
- Janela do Céu
- Ribeirão do Salto (o rio cor de Coca-Cola)
- Gruta do Monjolinho.
- Circuito do Pico do Pião
- Circuito das Águas
Dica de hospedagem em Conceição do Ibitipoca?
Quem planeja ir para Ibitipoca durante o feriado pode se hospedar na Pousada Meu Recanto, Canto da Serra Chalés, Pousada Janela do Céu. Você pode encontrar mais opções aqui.
4. Santana dos Montes
Santana dos Montes, que antigamente já foi “Morro do Chapéu”, tem um charme especial, rica em beleza natural e ruas tranquilas, a região é conhecida por seus casarões e fazendas centenárias que fazem parte da história da colonização portuguesa, e são protegidas pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais). Muitas delas têm suas estruturas preservadas e, inclusive, se tornaram hotéis, proporcionando ao hóspede uma experiência incrível e única.
A cidade também abriga a belíssima Igreja de Santana, construída em 1749, e hoje faz parte do circuito Turístico de Villas e Fazendas, além de ser integrante da Estrada Real.
Inicialmente habitada por índios carijós e em seguida por portugueses, a região mantém viva a tradição da Festa do Rosário, a Folia de Reis e o Congado. A cidade é perfeita para quem quer descansar e fugir da correria e fica a apenas 130 quilômetros de Belo Horizonte.
O que fazer em Santana dos Montes
Conhecer as diversas fazendas da região é uma das principais programações do turismo na região e as visitas não são pagas. No entanto, algumas oferecem serviços pagos e, além disso, é possível se hospedar em algumas delas.
- Igreja de Sant’Ana e Praça da Matriz
- Casarão Solar dos Montes
- Museu Latino-Americano de Tecnologia Rural
- Cachoeira do Santinho
- Fazenda do Tanque
- Fazenda da Pedra
- Fazenda Santa Marina
- Fazenda Guarará
- Fazenda Fonte Limpa
5. Serro
Conhecida como “Terra do Queijo”, a cidade mineira de Serro é sinônimo de paisagens belíssimas e encantadoras. A região possui um rico patrimônio histórico e cultural.
A cidade de Serro fica a uma distância de 325 km de Belo Horizonte. Ela fica localizada na região central da Serra do Espinhaço, no nordeste do estado de Minas Gerais.
Quem planeja curtir o feriado prolongado na região, pode aproveitar para apreciar as belíssimas construções, os casarões carregados de histórias e saborear a culinária da cidade;
O que fazer em Serro?
- Caminhar pelas ruas de Serro
- Museu Regional Casa dos Ottoni
- Igreja Santa Rita
- Parque Estadual pico do Itambé
- Cascatinha do Moinho da Esteira
- Cachoeira da Pedra Lisa
- Cachoeira do Tempo Perdido
- Vila Fantasma Serra do Carola
- Trem-Ruá Grife do Queijo
- Chácara do Barão do Serro
- Serra dos Santos
Dica de Hospedagem?
O Serro possui diversas opções de hospedagem para toda a família, como a Pousada Mariana, Pousada Refazenda e a Pousada Luar do Rosário. Você pode encontrar mais opções pelo link.
6. Delfim Moreira
Localizada na Microrregião de Itajubá, Delfim Moreira se destaca por suas montanhas e muita natureza para o viajante se aventurar e também descansar, renovando as energias. O município fica quase na divisa com o estado de São Paulo, e é uma ótima parada no seu roteiro de ecoturismo.
A cidade oferece uma gama de pousadas encantadoras, das mais simples às mais sofisticadas. Outro atrativo é o Mosteiro de Santa Maria de Serra Clara, construído em estilo europeu.
O que fazer em Delfim Moreira?
- Fazenda Boa Esperança;
- Cachoeira do Areião;
- Cachoeira Ninho da Águia;
- Mirante do Balanço Infinito;
- Pico dos Marins;
- Centro Histórico
- Bar do Boi
- Antiga Estação Ferroviária
Dicas de hospedagem em Delfim Moreira?
- Vila do Arieiro
- Hotel Serra Bonita
7. Mariana
Pertinho de Ouro Preto, Mariana preserva parte da história colonial do Brasil, principalmente o Ciclo do Ouro em Minas Gerais. A cidade oferece aos visitantes belas igrejas, casarões coloniais, pequenos museus encantadores.
A cidade de Mariana não é muito grande e todas as atrações podem ser visitadas a pé. Cercada de verde e preservados casarões coloniais, ao caminhar pelo Centro Histórico o turista vai encontrar vários elementos que remetem ao século passado.
Para apreciar alguns dos mais belos conjuntos de obras arquitetônicas dos séculos XVIII e XIX, vale a pena realizar um tour guiado, ao Museu da Música e o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana.
O que fazer em Mariana?
- Praça Minas Gerais
- Igreja São Francisco de Assis
- Igreja Nossa Senhora do Carmo
- Pelourinho
- Casa de Câmara e Cadeia
- Praça Gomes Freire
- Igreja São Pedro dos Clérigos
- Mina da Passagem
- Praça da Sé
- Catedral da Sé
- Museu de Arte Sacra
Dica de Hospedagem em Mariana
Mariana conta com algumas pousadas e alguns hotéis, mas muitos visitantes preferem ficar em Ouro Preto por conta das noites mais animadas.
A Pousada do Chafariz e a Pousada Rainha dos Anjos são duas opções localizadas no centro histórico de Mariana que tem ótima avaliação e preço. Mas você também pode consultar nesse link
FONTE O TEMPO