30 de abril de 2024 09:30

Mega projeto vai gera 4 mil empregos e investimentos de R$ 1,3 bi 

Setembro de 2023 – Localizada em Brumadinho, no limite com os municípios de Igarapé e São Joaquim de Bicas, a Mineração Morro do Ipê é responsável pela gestão das minas Ipê e Tico-Tico e das unidades de processamentos localizadas na região mineradora de Serra Azul, em Minas Gerais. Atuando com responsabilidade nas esferas ambiental, social e governança, a empresa se prepara para iniciar uma nova etapa do negócio na região.

Com a licença de operação em fase final de análise pelos órgãos estaduais, a empresa prevê para outubro o início das operações de um empreendimento inovador e sustentável. Foram 20 meses de obras com o envolvimento de 4 mil funcionários, além da geração direta de 1200 postos de trabalho. 

A Mineração Morro do Ipê investiu R$1,3 bilhão na Mina Tico-Tico, sendo que desse montante, mais de 80% foram direcionados para a contratação de serviços de empresas mineiras, reforçando o compromisso da Ipê com o seu entorno. Com esse investimento, a produção de minério de ferro da empresa será triplicada, passando das atuais 3,5 milhões de toneladas de minério de ferro para mais de 9 milhões de toneladas por ano, sendo 6 milhões de toneladas de um minério premium, que será exportado para todo o mundo.

Cristiano Parreiras, diretor de Sustentabilidade da Mineração Morro do Ipê, destaca que a Mina Tico-Tico entrará em operação sem o uso de barragens de rejeitos. O executivo explica ainda que a empresa mantém suas operações de maneira sustentável e responsável nas regiões onde atua. “Desde o início de suas atividades, a Mineração Morro do Ipê prioriza a contratação de mão de obra local e de fornecedores da região, gerando e circulando renda nas comunidades próximas. A Mina Tico-Tico contará com a reutilização da água durante o processo industrial. Além disso, o projeto tem um filtro-prensa instalado para que 100% do resíduo de minério seja tratado. Segundo ele, este material filtrado pode virar tijolos e bloquetes para construção civil. “Parte do piso do estacionamento do escritório da Mina do Ipê foi construída com esse tipo de material”, complementa.

Para Cristiano, o setor da mineração deve estar cada vez mais atrelado à tecnologia e inovação, integrado à comunidade e priorizando sempre a agenda ESG “A Morro do Ipê atua com as melhores práticas ambientais em atendimento a todos os requisitos técnicos e legais, em busca de eficiência em seus processos e redução de impactos no entorno de suas operações. Um exemplo disso é que enquanto a área explorada é de 300 hectares, a preservada é sete vezes maior, chegando a 2.100 hectares”, finaliza.

A Mineração Morro do Ipê e o Porto Sudeste do Brasil, terminal portuário localizado em Itaguaí (RJ), são responsáveis por um ecossistema de negócios que traz eficiência e inovação aos segmentos minerário e logístico. Fazem parte do quadro societário que reúne duas empresas, a Mubadala, de investimento estratégico global, e a Trafigura, líder de mercado na indústria global de commodities, além de outros investidores minoritários.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade