História do grupo começou em 1979 e sustentabilidade é a base de tudo. Interessados podem agendar para conhecer o espaço e acompanhar a produção das peças.
No 13º episódio da série “Que lugar é esse?”, o MG1 visitou a Vila Barroló, uma comunidade de artesãos ceramistas que fica no limite dos municípios de Veríssimo e Conceição das Alagoas, no Triângulo Mineiro.
A história começou em 1979, com Antônio Cleofas e a esposa Anita Braga, que passaram para os 15 filhos o ofício de transformar o barro em arte.
Desde então, a família cresceu e já são mais de 40 pessoas vivendo juntas e se organizando em uma estrutura de associação, onde a sustentabilidade é a base de tudo.
Um exemplo disso é que todos os imóveis foram construídos com técnicas de bioconstrução. Para as refeições, grande parte dos alimentos são da horta cultivada pela comunidade.
As cerâmicas produzidas pelo grupo são vendidas para clientes do Brasil e de outros países, mas algumas também são expostas em museus.
A Vila Barroló recebe visitantes que podem acompanhar a produção das cerâmicas, escolher o que querem comprar e conhecer a associação. As visitas são agendadas.
Que lugar é esse?
A série conta histórias de pontos turísticos e outros locais curiosos para pessoas conhecerem nas cidades mineiras com cobertura da TV Integração.
FONTE G1