27 de abril de 2024 19:15

Charmoso distrito na Estrada Real celebra o IIº 2º Festival Gastronômico Sabores; conheça a lenda da Vila Colonial

Que tal apreciar um prato de “Arroz de Costelinha Desfiada”, ou “Canapé da Roça” ou mesmo degustar uma “Costelinha com Angu Cremoso”? Estes são 3 dos 11 pratos típicos que estarão à mesa no IIº 2º Festival Gastronômico Sabores em Bacalhau. O evento de experiência culinária acontece entre 9 e 10 de setembro sob as bençãos do Bom Jesus do Bacalhau, no distrito charmoso e aconchegante de Piranga (MG).
A localidade com mais de 200 anos de história reúne lendas e uma rica gastronomia, tendo o bacalhau como principal ingrediente dos pratos. O preço é único ao valor de R$15,00. Também serão comercializados diversos drinks preparados por Elisângela Dias.

A lenda do Bacalhau

A cidade de Piranga está localizada a 170 km de Belo Horizonte. É composta por dois distritos: Santo Antônio do Pirapetinga e Pinheiros Altos. Localizado a 12 km da cidade, o distrito de Santo Antônio do Pirapetinga, mais conhecido como Bacalhau, fica na parte mais alta do município, cercado por inúmeras montanhas da Zona da Mata.
Para os apreciadores de roteiros religiosos, Bacalhau é uma parada obrigatória. O distrito contempla inúmeras igrejas datadas do século XVII e XVIII, entre elas o Santuário do Senhor do Bom Jesus de Matozinhos. Tombado pelo IPHAN em 1996, o Santuário é composto pela igreja e por casas baixas, destinadas a abrigar os romeiros na época das festas. Todo espaço segue a tradição arquitetônica portuguesa das capelas de peregrinação devotadas ao santo.

Curiosidade

Segundo uma lenda local, a capela foi construída após a descoberta da imagem do Senhor Morto, no sítio onde hoje se localiza a igreja. Por diversas vezes a população tentou guardá-la em outras igrejas da região, mas a imagem sempre voltava ao lugar em que apareceu pela primeira vez. Independente da lenda, o passeio é imperdível!

Santuário do Senhor Bom Jesus/ Foto: Instagram/@pirangaguaradrone

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade