Parte do risco de se comprar um carro 0 km é saber quanto ele valerá no mercado de seminovos. Para isso, um regra geral costuma ser respeitada: modelos novos com boa saída repetem o desempenho depois de revendidos.
Para investigar se essa regra está sendo cumprida na prática a Mobiauto, consultoria especialista no mercado de automóveis, realizou uma pesquisa através da base de dados da Autotech, uma marketplace de soluções automotivas.
O levantamento considerou o preço dos veículos 0km em julho de 2022 e quais os valores que aqueles compradores que os adquiriram conseguem vendê-los hoje.
Os carros procurados foram: Chevrolet Onix e Onix Plus, Fiat Argo, Mobi e Strada, Hyundai HB20 e Creta, Jeep Compass e VW Polo e T-Cross, sempre ano-modelo 2023.
Entre os campões de venda, os maiores vilões da desvalorização são: o Volkswagen T-Cross e o Fiat Mobi.
Mas o que levou esses dois veículos a acumular as maiores taxas de desvalorização?
O CEO do Mobiauto, Sant Clair de Castro Júnior tem uma explicação: “Meses atrás, quando o governo federal criou a desoneração tributária para impulsionar as vendas de carros novos por um período definido, esses dois modelos foram atingidos em cheio e tiveram bons volumes de vendas em virtude das reduções. Mas, como o 0 km caiu de preço, o usado também caiu. E essa queda mais acentuada se mantém até hoje, o que explica um delta percentual tão significativo frente ao que ele custava zero km há um ano.”
Os melhores fundos imobiliários para investir em setembro: Essa carteira já superou os ganhos do IFIX em agosto, e é uma ótima oportunidade para ganhar mais dinheiro este mês, clique aqui e veja a seleção no Giro do Mercado.
Confira os veículos que mais desvalorizaram
Modelo | Preço 0 Km (R$) | Preço Seminovos (R$) |
---|---|---|
Fiat Mobi | 65.178,33 | 57.809,53 |
Volkswagen T-Cross | 153.302,50 | 138.596,67 |
Volkswagen Polo | 101.900,00 | 96.945,00 |
Hyundai Hb20 | 87.860,00 | 86.216,62 |
Chevrolet Onix Plus | 94.154,12 | 93.533,98 |
Fiat Argo | 79.930,17 | 79.837,37 |
FONTE MONEY TIMES