28 de abril de 2024 11:09

Moedas brasileiras: veja quais são as mais valiosas

Você tem essa moeda? Então pode começar a comemorar, porque ela vale uma bolada!

O hobby de colecionar moedas traz alegria para muitas pessoas e teve um grande destaque nas redes sociais. Inclusive, você mesmo, que talvez nunca tenha tido contato com isso, pode ter sorte e conseguir ganhar dinheiro com essa atividade, sabia?

As moedas comemorativas são peças especiais que têm o propósito de celebrar eventos de grande relevância, personalidades notáveis ou datas históricas. Essas moedas são conhecidas por seus designs diferenciados, que homenageiam momentos, como aniversários de independência, conquistas culturais e feitos históricos.

Cerca de mais de 1 milhão de moedas comemorativas estão em circulação no Brasil, totalizando o valor de R$ 3,7 milhões, segundo o Banco Central. Além de tudo, essas moedas especiais ainda podem valer um bom dinheiro para quem as possui.

Foto: Edital Concurso Brasil

Qual é a importância dessas moedas para os colecionadores?

Acontece que essas peças são criadas para marcar momentos importantes na história do país, como já foi dito. Porém, por terem uma produção mais limitada e designs diferenciados, essas moedas também despertam o interesse de colecionadores e entusiastas da numismática.

Sendo assim, elas se tornam um tanto quanto raras e podem valer uma boa quantia em dinheiro. Não é à toa que essa arte de colecionar moedas se tornou uma febre nas redes sociais, principalmente no TikTok, por conta de colecionadores atrás de peças exclusivas e raras.

Já que deseja aprender mais sobre isso, além de ser importante saber identificar essas peças para não deixar nenhuma oportunidade passar, chegou a hora de conhecer as moedas mais recorrentes que estão em circulação. Assim, se um dia encontrar alguma delas, saberá identificá-las.

Entre os temas mais recorrentes, estão as homenagens a grandes personalidades, tais como o piloto Ayrton Senna, o poeta Carlos Drummond de Andrade, o compositor Ary Barroso e o presidente Juscelino Kubitschek. Essas são um pouco mais difíceis de encontrar, mas não é impossível.

Foto: site Ayrton Senna / Reprodução

Além disso, o esporte também tem seu cantinho de destaque nas moedas comemorativas. Algumas delas celebram os títulos mundiais da seleção brasileira em 1994 e 2002 no futebol, os Jogos Pan-Americanos de 2007 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Para esse último evento, foram criadas 36 tipos de moedas representando as modalidades esportivas e os pontos turísticos da cidade.

Há uma moeda específica, chamada “perna de pau”, que apresenta corredores paraolímpicos com próteses e é bastante concorrida. Outro detalhe é que elas podem se tornar ainda mais raras por conta de erros de cunhagem.

E aí, você já se deparou com alguma dessas moedas?

FONTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade