27 de abril de 2024 14:17

Inmet emite alerta vermelho de grande perigo para nove estados por conta do calor

O comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia é válido até as 18h do próximo domingo (24)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quarta-feira (20) um alerta por causa das temperaturas acima da média. Nove estados estão na categoria “vermelho”, que significa “grande perigo” – Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Algumas localidades no Brasil terão cerca de 43°C.

O alerta do Inmet é válido até as 18h do próximo domingo (24). De acordo com o portal G1, um alerta vermelho é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.  

O aumento da temperatura tem relação com o El Niño e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns. O El Niño ocorre em intervalos de cinco a sete anos. Os ventos alísios, que saem dos trópicos em direção à linha do Equador, sopram no sentido leste-oeste, mas perdem força quando ocorre o fenômeno nos últimos meses do ano. Por consequência, dificulta a chegada de massas de ar frias no Brasil, o que gera calor e aumento da temperatura. 

As águas do Oceano Pacífico se tornam mais quentes. Algumas das consequências do El Niño é o tempo quente e seco nas regiões sul e sudeste da Ásia, e na Oceania principalmente na Austrália e Nova Zelândia. As ilhas da região central do Pacífico têm aumento no volume de chuvas. A costa oeste da América do Norte registra um tempo quente e chuvas muito intensas no verão. Na América Central, o tempo se torna quente e seco. 

FONTE BRASIL 247

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade