A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias está em festa. Durante a noite desta quarta-feira, dia 27, o primeiro dia do tríduo em honra a Nossa Senhora das Mercês e Perdões, ocorreu a entrega de quatro imagens restauradas com apoio da Prefeitura de Ouro Preto.
A entrega simbólica ocorreu após a Missa Festiva na Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões, conhecida popularmente como Mercês de Baixo. O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, e os restauradores das obras, Aldo Araújo e Eva Zaldivar, receberam homenagens pela comunidade em agradecimento pelo trabalho de restauração das imagens. Na ocasião, também aconteceu a comemoração dos 280 anos da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora das Mercês e Perdões.
Desse modo, o município de Ouro Preto atendeu uma demanda da Irmandade de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, a instituição que celebra também, neste mês de setembro, além dos 280 anos de fundação, 200 anos de elevação à Ordem Terceira. A entidade pediu apoio na restauração de algumas imagens que compõem o acervo da Igreja das Mercês de Baixo. A Prefeitura de Ouro Preto e o prefeito Angelo Oswaldo participaram do processo e a paróquia recebeu de presente as imagens restauradas.
De acordo com Aldo Araújo, um dos restauradores responsáveis, a Prefeitura patrocinou a restauração da imagem de Bom Jesus dos Perdões (que é mais antiga que a própria igreja, pois pertencia à capela primitiva que existia no local, demolida para construção da Igreja das Mercês de Baixo), da imagem de Nossa Senhora das Mercês (e dos dois cativos que acompanham a imagem da Santa), da Coroa de Prata de Nossa Senhora, do Resplendor de Prata de Cristo, e da Vestimenta da Santa, do século XIX.
Sobre o processo de restauração em Ouro Preto
Ainda conforme o restaurador Aldo Araújo, “as imagens estavam em estado razoável de conservação, elas tinham muita cera, muito verniz oxidado e partes de uma remoção e de uma pintura que deve ter acontecido muitos anos atrás, não concluída”, destacou o profissional. Diante disso, as seguintes medidas foram tomadas: refixação da policromia, remoção dessa pintura que não foi finalizada e aplicação de verniz. O Cristo tinha vários dedos quebrados que passaram por reconstrução, além de outras ações como a limpeza completa da prataria, processo de destemperação e polimento. Também foi refeita a haste de sustentação do Cristo.
O prefeito Angelo Oswaldo agradeceu a homenagem recebida na celebração: “Os Irmãos e as Irmãs da Ordem das Mercês e Perdões me deram este certificado pelo apoio da Prefeitura de Ouro Preto na recuperação de bens sacros dessa igreja, um patrimônio cultural muito significativo do povo ouro-pretano. Muito obrigado pela homenagem, mas são vocês que estão de parabéns pelos 280 anos dessa grande instituição da fé e da cultura”, agradeceu o prefeito.
Informações: Patrick de Araújo
FONTE JORNAL GALILÉ