27 de abril de 2024 07:24

2024 terá quantos feriados prolongados no Brasil?

Ao todo, 2024 terá apenas quatro feriados prolongados. Confira, em nossa matéria, todas as datas confirmadas.

O calendário de feriados nacionais em 2024 ainda será divulgado pelo governo federal. Em linhas gerais, as datas são geralmente informadas no final de dezembro do ano anterior. Mas já é possível ter uma noção conforme as folgas que estão previstas em leis federais.

continua depois da publicidade

Ao todo, 2024 terá apenas quatro feriados prolongados, ou seja, que podem cair em segundas, terças, quintas ou sextas. A emenda das datas fica à critério das empresas contratantes ou órgãos públicos. Em nossa matéria, vamos discorrer sobre o assunto para que você se planeje com antecedência.

Até porque é necessário comprar passagens aéreas meses antes do voo, considerando o preço e a disponibilidade para a data desejada. O mesmo ocorre com a reserva de hotéis famosos que possuem alta demanda em época de feriados nacionais.

Para os concurseiros de plantão, também é importante ficar por dentro das folgas na hora de montar o cronograma de estudos para o ano que vem. Os estudantes, dessa maneira, consegue entender quais datas podem descansar ou, em vez disso, focar ainda mais na preparação.

Feriados nacionais prolongados em 2024

Os feriados nacionais estão previstos em lei e contemplam todas as regiões do país, diferente das folgas específicas para cidades ou estados. Ou seja, todos os trabalhadores em regime CLT e servidores de órgãos públicos têm o direito de descansar nas datas, independentemente da localidade.

Como explicamos anteriormente, o ano de 2024 terá apenas quatro feriados nacionais prolongados. São eles:

  • Confraternização Universal: 1º de janeiro de 2024, que cai numa segunda-feira;
  • Paixão de Cristo: 29 de março de 2023, que cai numa sexta-feira;
  • Corpus Christi: 30 de maio. Cai numa quinta-feira;
  • Proclamação da República: 15 de novembro de 2023, que também cai numa sexta-feira.

Com exceção do Corpus Christi, não haverá nenhum feriado que cairá em quintas ou terças-feiras. Isso quer dizer que os trabalhadores não terão a possibilidade de emendar as folgas nas demais datas.

Vale ressaltar que o dia da Consciência Negra, 20 de novembro, é considerado como feriado em algumas cidades do país. Ainda não é vista como folga nacional e, por isso, não entra na lista das datas que contemplam o Brasil inteiro.

De qualquer maneira, a data cairá numa quarta-feira, não fazendo parte das folgas prolongadas no país.

Demais feriados no ano que vem

Além das folgas prolongadas no país, 2024 também terá feriados nacionais que caem no meio da semana ou até mesmo em sábados/domingos. Confira a lista logo abaixo:

  • Páscoa: 31 de março. Cai num domingo;
  • Tiradentes: 21 de abril. Cai num domingo;
  • Dia do Trabalho: 1º de maio. Cai numa quarta-feira;
  • Independência do Brasil: 7 de setembro. Cai num sábado;
  • Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro. Cai num sábado;
  • Finados: 2 de novembro. Cai num sábado;
  • Natal: 25 de dezembro. Cai numa quarta-feira.

FONTE CONCURSOS NO BRASIL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade