27 de abril de 2024 16:20

As 7 estradas mais bonitas do mundo para uma viagem de carro inesquecível

Paisagens de tirar o fôlego são a melhor companhia quando você embarca em uma viagem solo e cheia de aventura

As estradas mais bonitas do mundo são poucas, mas existem. Se esta é sua primeira viagem, você pode ter algumas dúvidas. Tendo em conta todas as possibilidades e riscos que podem surgir, aqui estão algumas ideias para te ajudar a se preparar para este tipo de viagem única. Embora a Rota 66 nos Estados Unidos leve o título de rodovia mais famosa do mundo com seus (quase) 4 mil quilômetros que atravessam três fusos horários diferentes, muitos outros países oferecem rotas panorâmicas de grande esplendor paisagístico. Da França à China, passando pela Islândia, cada viagem promete uma experiência inesquecível.

1) A rota Transfăgărăşan, na Romênia

 — Foto: 9parusnikov
— Foto: 9parusnikov

Aberta apenas de meados de junho a meados de outubro, a rota Transfăgărăşan é conhecida como um dos melhores destinos para uma road trip na Romênia, sendo uma das estradas mais bonitas do mundo. Alternando encostas exigentes e retas planas, o trajeto oferece desafios e paisagens panorâmicas. Com a distinção de ser uma das únicas estradas da região, seu percurso montanhoso de 100 quilômetros leva você a uma viagem até seu pico de 2.034 metros de altura. Um percurso onde não se deve hesitar em parar à beira da estrada para apreciar a vista.

2) Rota 1 (Ring Road), na Islândia

 — Foto: Supoj Buranaprapapong
— Foto: Supoj Buranaprapapong

Famosa pelas suas paisagens naturais e pela sua forma circular, esta estrada atravessa todos os arredores da Islândia, à beira do mar e das montanhas. Perfeito para uma primeira viagem, o percurso costuma estar em boas condições e permite descobrir a Islândia fazendo inúmeras paradas nas paisagens nevadas e atrações que oferece. A Rota 1 possui 1.332 quilômetros liga diversas cidades que são muito visitadas entre março e outubro, quando há luz natural suficiente para aproveitar ao máximo.

3) A Costa Amalfitana, na Itália

 — Foto: Francesco Riccardo Iacomino
— Foto: Francesco Riccardo Iacomino

A estrada SS163 serpenteia por 70 quilômetros ao longo da Costa Amalfitana, ao sul de Nápoles. Muitas vezes considerada a região mais bonita do país, inclui Positano, Amalfi e Sorrento. Existem muitas paradas ao longo do caminho para desfrutar do encanto das aldeias, das casas coloridas e das ruas estreitas que serpenteiam pelo terreno íngreme. De meados de outubro a abril, percorrer este percurso fora de temporada torna-se um verdadeiro prazer, pois o trânsito é muito baixo em comparação com a alta temporada. É uma ótima oportunidade para dar um passeio ao longo desta costa colorida. Esta é na verdade uma das estradas mais bonitas do mundo, você não pode perder.

4) Rotas de lavanda, na França

 — Foto: Charlotte Ségurel
— Foto: Charlotte Ségurel

De junho até o final de julho, toda a Provença brilha com os tons roxos dos seus campos de lavanda. Entre o Lubéron, o Vercors e o Verdon, inúmeras estradas atravessam estes imensos campos que se estendem até onde a vista alcança, oferecendo um espetáculo único. Entre planaltos ensolarados, aldeias encantadoras e destilarias de lavanda, não lhe faltarão desculpas para percorrer uma das 13 rotas de lavanda, cada uma delas levando a um ambiente diferente, desde os desfiladeiros de Verdon até o sopé dos Alpes.

5) A rota das Yungas do Norte, na Bolívia

 — Foto: Anton Petrus
— Foto: Anton Petrus

Conhecida como a mais perigosa e mortal das rotas, a Yungas do Norte sobe a encosta da montanha até aos 1.000 metros de altura, junto a um enorme barranco. Esta estrada de mão dupla não tem barreiras de segurança, corre em ambos os sentidos e tem uma largura particularmente estreita de 3 metros. Se somarmos a isso os perigos da exuberante selva tropical, as chuvas intensas que dificultam a viagem pelo terreno e a espessa neblina nas alturas, o título de “Rodovia da Morte” faz jus a sua reputação. Hoje, a maior parte do percurso é usada apenas por ciclistas em busca de emoção. Podemos considerá-la uma das estradas mais bonitas do mundo graças à paisagem nas alturas que nos oferece.

6) Rota Nacional 40, na Argentina

 — Foto: Julieta Distasio
— Foto: Julieta Distasio

A rodovia mais longa da Argentina atravessa o oeste do país por mais de 5.000 quilômetros, passando por 20 parques nacionais, sítios de fósseis de dinossauros e fontes termais. Este símbolo da Argentina permite descobrir a imensidão do país nesta rota norte-sul próxima à cordilheira dos Andes, onde a paisagem muda constantemente com a passagem dos monumentos naturais. Dos Vales Calchaquíes aos lagos localizados a 3.500 metros acima do nível do mar, a Rota 40 promete uma viagem cheia de aventura.

7) Ponte flutuante de Shiziguan, na China

 — Foto: lupengyu
— Foto: lupengyu

Também conhecida como “Ponte dos Sonhos”, a Ponte flutuante de Shiziguan estende-se por mais de 500 metros às margens do rio Qinjiang, rodeada pela natureza. A incrível construção, feita inteiramente em madeira natural, pode ser utilizada tanto por veículos quanto por pedestres, permitindo-lhes navegar pelo leito do rio, que pode ter até 60 metros de profundidade. Essa incrível conquista faz parte de um esforço para proteger a natureza por meio do ecoturismo, gerando renda para preservar a região sem invadir a natureza.

*Matéria originalmente publicada na AD France.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade