Mostra reúne 63 pinturas criadas durante as oficinas ministradas por Hélcio Queiroz
Entre fevereiro e setembro de 2023, Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Preto receberam, de forma rotativa, as exposições “A ferro e fogo”, “Entre o céu e a terra” e “Sofrência”. Elas faziam parte do projeto Arte nas Estações, cujo programa educativo ainda promoveu visitas, formação com educadores, oficinas e uma programação cultural repleta de atividades gratuitas, para pessoas de todas as idades. Em Lafaiete, por exemplo, a plataforma da estação ferroviária, lugar de encontros e despedidas, tornou-se o espaço de descoberta da pintura e da criatividade presente em cada um.
Estabelecendo um interessante diálogo com as obras expostas e a cidade, a partir de sua história e cotidiano, aconteceu, aos domingos, uma série de oficinas de pintura, ministradas pelo artista visual lafaietense Hélcio Queiroz. Guiados por ele, os participantes visitavam as exposições naïfs e eram convidados a observar temas, formatos, composições, estilos e cores. Em seguida, cada um escolhia seu tema e iniciava o processo de criação. Nos quadros, foram surgindo as casas da infância, capelas, trens, natureza, animais e figuras humanas, além de festas, religiões, símbolos e abstrações, revelando gostos, desejos, memórias, saudades, sentimentos.
A ideia inicial da equipe era instalar todos os quadros no túnel sob a linha férrea, transformando-o em um espaço cultural. Mas, diante da potência das pinturas criadas nas oficinas, a produção do projeto Arte nas Estações, em comum acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, optou por criar uma nova exposição local, depois de encerrado o ciclo com as três mostras originais. Assim, nasceu “Encontros e Despedidas”, que será aberta neste domingo. O título, emprestado da canção de Milton Nascimento e Fernando Brant, ainda foi usado na obra assinada por Hélcio Queiroz.
O arte-educador avalia que a passagem do Arte nas Estações por Lafaiete tem sido de grande importância para o cenário artístico e cultural do município, por trazer, até nós, parte do maior acervo de arte naïf do mundo, contribuindo para a democratização do acesso aos bens culturais. O projeto estimulou artistas e não artistas para a prática da pintura e, na nova exposição, dá visibilidade, indiscriminadamente, a todas as obras produzidas durante as oficinas, bem como aos respectivos autores. Além de tantos benefícios intangíveis, o projeto Arte nas Estações também deixa um grande legado material para Lafaiete: a estrutura museográfica, construída em madeira para abrigar as exposições, foi doada para o Museu Ferroviário. Que a galeria, melhor equipada, seja muito utilizada para novas mostras, inclusive dos artistas revelados nas oficinas de pintura!
SERVIÇO:
Exposição coletiva de pinturas “ENCONTROS E DESPEDIDAS”
Local: Museu Ferroviário de Conselheiro Lafaiete, Rua Marechal Floriano Peixoto, s/ nº
Abertura: 22 de outubro, domingo, às 10h00
Período: 22/10 a 17/12/2023, de quinta-feira a domingo, das 9h00 às 17h00 (entrada franca)
Realização: RKF
Apoio: Sherwin Williams, FAOP e Secretaria Municipal de Cultura de Conselheiro Lafaiete
Apoio Programa Educativo: Fundação Hess
Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Mais informações: www.artenasestacoes.com.br