27 de abril de 2024 23:54

Saudades do eclipse? Outubro terá outro, e também será visível no Brasil

Desta vez, o fenômeno ocorre no dia 28 de outubro e será um eclipse lunar parcial

O mês de outubro terá ainda mais um eclipse que será visível do Brasil, bem como ocorreu no dia 14, com o eclipse solar que pôde ser observado parcialmente do Norte e o Nordeste do país. Desta vez, o fenômeno ocorre no dia 28 de outubro e será um eclipse lunar parcial.

No Brasil, porém, quem quiser assistir a mais um espetáculo no céu deve ficar atento. A maior parte do eclipse será visível somente durante a fase penumbral. Em algumas áreas do Nordeste, o fenômeno poderá ser visto como parcial.

Notícias relacionadas

Eclipse solar: o grande experimento para entender como fenômeno afeta transmissões de rádio

Por que ver eclipse solar pode destruir sua visão sem os devidos cuidados

Foto do eclipse solar tirada na ISS mostra como é vê-lo do espaço
Advertisement

Este novo evento astronômico poderá ser observado de diversos locais do mundo, como Europa, Ásia, Austrália, África, América do Norte, parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Ártico e Antártica.

Por ser apresentado em fase penumbral no Brasil, o fenômeno desta vez será mais discreto. Ou seja, as mudanças na coloração da Lua devem ser pouco perceptíveis a olho nu. 

No caso do eclipse que ocorrerá no dia 28 de outubro, 6% da superfície lunar será coberta pela umbra. Ao todo, o fenômeno terá duração de 4 horas e 25 minutos.

Segundo o guia astronômico InTheSky.org, considerando o horário de Brasília, o eclipse ocorrerá aproximadamente entre 16h30 e 17h50. 

Tipos de eclipses lunares:
Eclipse lunar penumbral: É o tipo mais sutil de eclipse lunar. Ocorre quando a Lua entra na sombra externa da Terra (penumbra). Ou seja, quando não se vê o disco de sombra da Terra sobre a Lua, mas sua luminosidade diminui um pouco porque o cone de sombra da Terra está próximo;
Eclipse lunar parcial: Quando a sombra da Terra encobre parcialmente o disco da Lua, de acordo com o movimento do nosso planeta e do seu satélite natural ao redor do Sol. Ou seja, apenas uma parte da Lua é atingida pela sombra da Terra;
Eclipse lunar total: Quando o disco da Lua é totalmente encoberto pela sombra da Terra. A parte mais escura da sombra da Terra – a umbra – cobre a Lua no meio do eclipse.

FONTE: https://www.terra.com.br/byte/ciencia/saudades-do-eclipse-outubro-tera-outro-e-tambem-sera-visivel-no-brasil,11b3ed067c0b16d2d5c5ae224b401076ps529kme.html?utm_source=clipboard

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade