28 de abril de 2024 01:14

‘Perigo de ataque de manga’: placa colocada em árvore de universidade em MG diverte estudantes e viraliza

Aviso foi colocado por estudantes de geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor de física explica que, apesar da placa ser divertida, a queda de fruta de fato pode machucar uma pessoa.

Quem caminha pelo campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) precisa ficar atento ao céu. Uma placa inusitada colocada em uma das árvores da faculdade explica o motivo: “Perigo, área sujeita a queda de manga”.

O aviso, que viralizou nas redes sociais, foi colocado no local por estudantes do Diretório Acadêmico de Geografia (Dageo), que tem a sede justamente debaixo da mangueira. Segundo o órgão, a árvore é centenária, e as frutas maduras costumam cair nos últimos meses do ano.

“Por ser nosso espaço de convivência, sempre estamos aqui no nosso diretório acadêmico e as quedas de mangas já aconteceram, algumas vezes, na cabeça de alguém. Por esse motivo decidimos fazer o aviso”, contou ao g1 a vice-presidente do Dageo, Luiza Costa Neves.

Diretório Acadêmico da Geografia da Universidade Federal de Uberlândia — Foto: Dageo/Arquivo
Diretório Acadêmico da Geografia da Universidade Federal de Uberlândia — Foto: Dageo/Arquivo

Para garantir que nem os “gringos” sejam atingidos pelas frutas, o aviso também conta com um alerta traduzido para o inglês: “Danger, risk of mango attack” – em português, Perigo, risco de ataque de mangas”.

Além de divertido, o aviso feito pelos estudantes também pode evitar que pessoas se machuquem de verdade. O professor de física Éder Silva explica que, a depender do tamanho da manga e da altura que ela estiver na árvore, a queda dela na cabeça de alguém pode trazer riscos.

“Uma manga de 500 gramas que caia de uma altura de cinco metros pode atingir uma velocidade de 35,6 km/h. É praticamente um segundo de queda”, afirmou.

Professor de física explica movimento de queda livre Uberlândia — Foto: Éder Silva
Professor de física explica movimento de queda livre Uberlândia — Foto: Éder Silva

FONTE G1

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade