2 de maio de 2024 17:11

Onda de calor: pode fazer 47°C no Brasil em novembro

Brasil em alerta para forte onda de calor nos próximos dias

Nos próximos dias, o Brasil enfrentará uma nova onda de calor intenso com previsão de temperaturas acima de 40°C em boa parte do país. As temperaturas já começam a subir a partir desta quarta-feira, 8 de novembro, alerta o Climatempo.

O que pode acontecer

  • Boa parte do país sofrerá com os efeitos de uma nova onde de calor com temperaturas acima de 5 °C ou mais.
  • Diferente do fenômeno registrado em setembro, o novo será ainda mais duradouro, podendo superar cinco dias de muito calor.
  • No interior do estado de São Paulo, os termômetros devem marcar cerca de 40°C. 
  • Nesta quarta (8), as temperaturas máximas devem passar dos 37°C no oeste paulista.
  • Os dias serão ainda mais quentes em Mato Grosso do Sul e sudoeste do Mato Grosso.
Calor extremo

“Estamos diante de uma onda de calor histórica. É possível que esta onda de calor seja mais forte que a de setembro”, informa Vinicius Lucyrio, meteorologista. (Via: Climatempo).

Neste final de semana, pode fazer nada menos que 47ºC em partes do Mato Grosso do Sul. Na sexta-feira, (10) as temperaturas vão subir no interior de SP, batendo 40 °C. A mesma média de temperatura é prevista para o Triângulo Mineiro, sul de Goiás e sul do Tocantis. O leste de Minas Gerais e o Espírito Santo também terão calor intenso.

O fim de semana continua quente em quase todas as regiões, podem passar dos 40°C em MS, sul de MT, sul e oeste de GO, Triângulo Mineiro, interior de SP e Vale do Ribeira, Grande Rio, região dos Lagos e região de Campos, extremo norte do PR.

Na próxima segunda-feira (13), o calorão afetará o Espírito Santo, leste de Minas Gerais e áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, persistindo ainda na terça e quarta-feira (15).

O que é uma onda de calor?

Uma onda de calor é um período anormalmente quente e prolongado em relação às condições climáticas típicas de uma determinada região. Isso geralmente envolve temperaturas muito acima da média por um período estendido.

FONTE OLHAR DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade