Trem Double Stack, também conhecido como Trem Duplo Pilha, é um tipo de composição ferroviária que possui dois contêineres empilhados em cima um do outro. Ele é projetado para transportar dois contêineres ao mesmo tempo, otimizando a capacidade de carga por viagem.
Inicialmente, o vagão Double Stack surgiu nos Estados Unidos com a proposta de duplicar a quantidade de TEU’S(Unidade Equivalente a 20 Pés – é uma unidade inexata de capacidade de carga usada para descrever um container baseado no volume de 20 pés de comprimento (6,1 m)) suportada por um vagão comum. De sua implantação, em 1977 a 2010 foi registrado um aumento de 5 vezes da quantidade que costumava ser transportada inicialmente (CONTRAIL, 2011).
Sua importância para o transporte ferroviário no Brasil está relacionada principalmente à capacidade de carga. Ao transportar dois contêineres em vez de apenas um, o Trem Double Stack possibilita um maior aproveitamento do espaço e uma maior eficiência no transporte de cargas. Isso reduz os custos logísticos, aumenta a produtividade e diminui o número de viagens necessárias para transportar grande quantidade de cargas.
Além disso, o Trem Double Stack contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa, uma vez que o transporte ferroviário é ecologicamente mais sustentável em comparação com outros modos de transporte, como o rodoviário.