7 de maio de 2024 13:19

Dezembro deve ter calor acima da média, chuvas fortes e El Niño em seu máximo

Pancadas de fim de tarde serão comuns nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, segundo análise da MetSul Meteorologia; veja como receber alertas da Defesa Civil

Minas Gerais e boa parte do Brasil enfrentaram altas temperaturas com a onda de calor sentida entre outubro e novembro. Apesar do relativo alívio nas temperaturas nas últimas semanas, a previsão é que dezembro também seja um mês de calor e de “El Niño em seu máximo”, de acordo com a previsão da MetSul Meteorologia. 

De acordo com a meteorologista Estael Sias, o fenômeno, caracterizado pelo aumento da temperatura das águas no Oceano Pacífico, deve atingir seu ápice entre dezembro e janeiro. Com isso, grande parte do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil deve ter temperaturas acima da média para o período. Mapas do Centro Meteorológico Europeu mostram que a situação deve afetar, principalmente, cidades de Minas, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Já no Sul do Brasil, os termômetros devem ficar na média ou até mesmo abaixo da média para dezembro. Os primeiros dias do mês devem, inclusive, ser marcados por “pulsos de ar frio” que podem deixar o clima bem agradável em algumas cidades mais próximas da Argentina.

Chuva em dezembro

Enquanto as temperaturas ficam acima da média no Centro-Oeste e Sudeste, as cidades desta região devem registrar um volume de chuvas perto ou ligeiramente abaixo do histórico para o mês. Os famosos temporais de fim de tarde causados pelo calor e pela umidade podem acontecer, e algumas regiões específicas podem ter altos volumes de chuva com vendaval em curto período de tempo, o que aumenta o risco de desastres naturais.

Alertas de chuva em BH

Os moradores de Belo Horizonte vão ganhar mais uma opção para receber alertas de chuva, risco de alagamento, deslizamento ou outros fenômenos meteorológicos. A Defesa Civil da capital vai passar a enviar os comunicados por meio de um canal no Whatsapp. Para receber os alertas sobre chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamento ou qualquer outro fenômeno meteorológico, basta clicar neste link (pelo celular) ou procurar por “Defesa Civil de Belo Horizonte” na aba de “Canais” do Whatsapp.

A emissão de alertas meteorológicos por SMS segue funcionando normalmente. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço é totalmente gratuito. Além disso, a Defesa Civil também publica alertas no Instagram, X (Twitter), Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

FONTE ITATIAIA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade