28 de abril de 2024 14:19

A artista Luísa Bahia lança Dá Pé, seu primeiro livro de poesia

Livro de estreia da atriz, cantora e escritora mineira, será lançado no dia 20 de dezembro em Congonhas. Dá Pé apresenta poemas de forma inventiva e irreverente, que são um convite para o leitor criar.

“Lembretes para corpos avoados, poemas gordos para vozes emocionadas, testes e outras jogatinas para as almas aritméticas”, é assim que a artista Luísa Bahia apresenta o seu livro ao leitor. Em Dá Pé (Editora Impressões de Minas) a artista e educadora congonhense traz diferentes tipos de poemas que subvertem a forma lírica habitual, apresentando-se como múltipla escolha, listas, mini contos, desenhos e haikus.

Iniciado no período da pandemia e finalizado em 2023 após uma itinerância de Luísa por diversas cidades do Brasil (Salvador – BA, Alter do Chão – PA – Amazônia, Milho Verde – MG, dentre outras) o livro foi escrito em movimento, entre leituras, andanças, meditações, cantos, conversas e rituais.

A poética da autora é atravessada pela sua experiência com o teatro, a música, a dança e suas investigações sobre a espiritualidade, o feminismo, a educação e os trânsitos e transformações da própria vida. São referências para a criação, escritores como: Yoko Ono, Pablo Neruda, Adriana Falcão, Letrux, bell hooks e Antônio Simas.

“O nome surgiu em 2021, no meio da pandemia. Fiquei imaginando aquele fôlego que sentimos quando conseguimos colocar o pé no fundo do mar e dizemos ufa, aqui “dá pé”. Ao mesmo tempo significa botar fé na caminhada. Achei que seria um bom norte para construir um apanhado de poemas que, mesmo tratando de diferentes assuntos, têm em comum o “dar um jeito” de caminhar nesse mundo desafiador, de maneira inventiva.

A publicação é realizada pela Editora Impressões de Minas e conta com diagramação de Filipe Lampejo e projeto gráfico deste, em parceria com Vinícius Souza. Déa Trancoso é quem assina a orelha do livro. A artista e pesquisadora compara Luísa a Michel Foucault dizendo que assim como o filósofo, a escritora cria “uma genealogia de imagens que colam na retina, e de conceitos que pulam a cerca e vão parar dentro do coração, querendo, a todo custo, atravessar nossa alma”.

O lançamento do Livro Dá Pé acontece no dia 20 de dezembro, das 19h às 22h, dentro do Projeto Quarta no Museu, em Congonhas. A entrada é franca e o evento conta com performance da autora, bate-papo e noite de autógrafos.

SOBRE A AUTORA

Luísa Bahia nasceu em Congonhas, Minas Gerais, em 1989. Artista e educadora formou-se em Teatro pelo CEFART – Fundação Clóvis Salgado e Escola de Belas Artes da UFMG. Criou, em parcerias diversas, a peça-show Risco, a cena curta Brasa, os videopoemas Tatuada e Lembretes e os singles/clipes Leoa Azul, A Brisa Arde e Ciberneticamará, com participação de Flaira Ferro (PE). Desde 2017, coordena a Plataforma Doras, encontro artístico para mulheres cis e pessoas trans. Em 2021, foi colunista do Blog Mirante do Jornal Estado de Minas. É uma das escritoras das Coletâneas Janela de Dramaturgia, da Editora Perspectiva, e Doze Horizontes, Um Mirante da Editora 7 Autores. Atualmente, circula com o seu show autoral Coisa de Bicho, realiza performances poéticas e conduz cursos e mentorias buscando fortalecer a presença e a expressão livre das pessoas no mundo. Dá Pé é o seu primeiro livro.

SAIBA MAIS: campsite.bio/luisabahia SERVIÇO LANÇAMENTO DÁ PÉ

Data: 20/12/23 Horário: 19h

Local: Museu de Congonhas

Endereço: Alameda Cidade Matozinhos de Portugal, 77, Basílica Venda dos livros via pix a R$ 52,00 cada

Editora Impressões de Minas Entrada gratuita

CONTATO Luísa Bahia – 31 98817-5439 – paraluisabahia@gmail.com Janice Miranda – 31 99821-0976 – janicemmirandaht@gmail.com

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade