Eleito em 2020, o atual Prefeito Danilo Albuquerque (PP) terá como principal adversário, um velho conhecido do eleitorado local, o ex Prefeito Celinho (PSD), que governou a cidade por dois mandatos, tendo disputado as três últimas eleições.
O que parecia ser uma reedição da eleição de 2020, pode ganhar dois novos concorrentes, um de cada grupo político: Eucelim da Ferradura (PMN), apoiador de Danilo Albuquerque e Jesus Alexandre, apoiador de Celinho.
Nas eleições de 2022, Danilo Albuquerque e Euclim da Ferradua apoiaram a candidatura de Ione Pinheiro (União) para Deputada Estadual e Pinherinho (PP) para Deputado Federal.
Já Celinho e Jésus Alexandre apoiaram a candidatura de Glycon Franco (FEBRASIL: PT/PV/PC do B) para Deputado Federal e cada um teve seu candidato a Deputado Estadual. Enquanto Celinho apoiou a candidatura de Gustavo Valadares (PMN) para Deputado Estadual, Jésus Alexandre apoiou a candidatura de Giusepe laporte (MDB) para Deputado Estadual.
Quanto mais polarizado o cenário eleitoral, se torna mais difícil de prever o resultado da eleição. Embora pré candidatos, Eucelim da Ferradura (que já concorreu em 2016) e Jésus Alexandre (que ensaiou uma candidatura em 2020), podem vir a compor chapa com os candidatos que os mesmo apoiaram em 2020.
Caso a disputa seja disputada por três candidatos, o grupo que se dividir em duas candidaturas entra em desvantagem contra seu concorrente. Já a polarização, o desempenho do grupo governista à frente do Executivo Municipal, pode influenciar de forma positiva ou negativa, seu desempenho eleitoral, facilitando ou dificultando a tentativa da oposição em se tornar Governo.
A pouco menos das eleições municipais, o cenário é de muita articulação e especulação. Com as festas de fim de ano, o cenário tende a ficar mais estático, voltando à sua dinâmica pré eleitoral após o carnaval e com a abertura da janela partidária em março. Após o encerramento desta em abril, o cenário começa a se definir para que as candidaturas sejam oficializadas entre julho e agosto, para a partir de então iniciar a corrida eleitoral.